Notícias
IFPE vai mapear processos institucionais com apoio de empresa júnior da UFPE
Trabalho terá duração de 11 meses e visa padronizar fluxos e aumentar eficiência administrativa
A reunião semanal de gestores da Reitoria do IFPE, realizada na tarde desta segunda-feira (26), no miniauditório do Campus Recife, contou com uma pauta diferente. O encontro marcou a apresentação dos trabalhos que serão desenvolvidos na instituição pela A.C.E. Consultoria, contratada pelo IFPE para realizar o mapeamento de processos institucionais ao longo dos próximos 11 meses.

Reitor José Carlos de Sá e Jouberte Santos da Prodin fizeram a abertura da reunião
A A.C.E. Consultoria é uma empresa júnior vinculada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com atuação voltada à melhoria de processos organizacionais, gestão e inovação. Por meio do mapeamento de processos, a consultoria busca identificar fluxos de trabalho, gargalos e oportunidades de melhoria, contribuindo para a padronização, eficiência e transparência das atividades institucionais.
Durante a reunião, que teve a presença do reitor e de gestores de todas as áreas sistêmicas, a equipe da A.C.E., formada pelo professor Sílvio de Paula e pelos estudantes Anna Júlia Caminha e Lucas Lima, apresentou a metodologia que será adotada e cada etapa a ser desenvolvida, que contempla desde a coleta de dados até a otimização de processos.
O trabalho no IFPE será realizado em ciclos, começando no início de fevereiro com o Ciclo 1, a ser composto por cinco setores estratégicos da instituição: as Pró-Reitorias de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin), Extensão (Proext) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), além da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e do Departamento de Gestão de Pessoas (DGPE). Os setores que integrarão os ciclos seguintes ainda serão definidos pelos gestores.

Estudantes Anna Júlia e Lucas Lima, integrantes da empresa júnior, explicaram as etapas e metodologia
Todo esse trabalho vai exigir visita às unidades do IFPE e contará com o acompanhamento de cinco servidores da instituição participantes do curso de Mapeamento de Processos na Administração Pública, ofertado em parceria pela Prodin e DGPE, em abril do ano passado. Esses profissionais foram convidados a atuar nessa iniciativa, integrando a realidade administrativa e acadêmica da instituição ao conhecimento técnico da consultoria.
Colaboração e cooperação para agregar valor
De acordo com o professor Sílvio, a A.C.E. chega ao IFPE com a proposta de agregar valor, mas isso só será possível se houver colaboração e cooperação de todos que fazem a instituição. “Esse tipo de trabalho é estruturante e estruturador. É importante que cada gestor prepare suas equipes para receber os analistas da nossa empresa júnior. É um trabalho que exige engajamento, pois a gente só consegue agregar valor se as pessoas estiverem abertas à mudança e para mudar e melhorar é preciso mapear os processos”, destacou.
Para Jouberte Santos, gestora da Prodin responsável pelo encaminhamento dos trabalhos, essa ação de consultoria é um start para que a instituição possa implantar futuramente um escritório de processos, responsável por padronizar, otimizar e melhorar continuamente os processos de uma organização.
O mapeamento de processos é uma ferramenta estratégica para o crescimento institucional, permitindo otimizar rotinas, melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e fortalecer a governança. Com mais essa iniciativa, o IFPE vem reforçar o compromisso com a modernização da gestão pública, eficiência administrativa e aprimoramento contínuo de suas práticas.

Participantes do encontro: representantes da Reitoria do IFPE e da A.C.E Consultoria