Início do conteúdo

IFPE vai ofertar curso de Licenciatura em Educação Física por meio do Pronera

Curso será oferecido pelo Campus Caruaru. Assinatura do termo aconteceu no dia 14/12


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai passar a ofertar agora o curso de Licenciatura em Educação Física por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), política pública executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que garante o acesso à educação de qualidade para trabalhadores rurais, assentados da reforma agrária, quilombolas e outros grupos do campo, em parceria com instituições de ensino e movimentos sociais.

A formalização do ato foi realizada no último dia 14/12, com assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), que aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, localizado no Assentamento Normandia, em Caruaru, durante o 35º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST/PE).

Na ocasião, estiverem presentes no evento o reitor do IFPE, José Carlos de Sá; o coordenador de Educação Física, Esporte e Lazer do IFPE, José Nildo Caú, que também coordenará o curso; o vice-coordenador do curso, Carlos Eduardo Silva; a representante do Pronera/Incra, Clarice Aparecida Dos Santos; representantes do MST: Jaime de Amorim (Direção Nacional do MST), Rubneuza Leandro de Souza (Direção Estadual do MST/PE) e Paulo Henrique da Silva (Direção Estadual do MST – PE); além do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Cely Taffarel, membro do Comitê de Avaliação do Pronera.

De acordo com Nildo, a proposta foi submetida ao Comitê Nacional do Pronera em Maio deste ano e aprovada como o primeiro curso de Licenciatura em Educação Física a ser desenvolvido no Brasil por meio desse programa. Ele detalha que o curso será ofertado sob a tutela do IFPE Campus Caruaru, e as atividades formativas serão realizadas no Centro Paulo Freire, no Assentamento Normandia e no próprio campus. Serão oferecidas 60 vagas tendo como horizonte metodológico a pedagógica da alternância no processo formativos dos jovens, com previsão de início das atividades para o primeiro semestre de 2026. “A adesão ao Pronera é uma oportunidade para o IFPE contribuir com a formação acadêmica e cidadã do estudante do campo”, destaca o coordenador

 

 

Fim do conteúdo