IFPE-Vitória abre seleção simplificada para cursos técnicos em Agroindústria, Agricultura e Zootecnia

Inscrições são on-line e acontecem até dia 26 de julho

O IFPE-Campus Vitória de Santo Antão publicou, nesta sexta-feira (21), o edital do Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Processo de Ingresso 2023.2, referente a cursos Técnicos Subsequentes. Ao todo, estão sendo oferecidas 81 vagas, distribuídas para os cursos Técnico em Agroindústria (24), Técnico em Zootecnia (23) e Técnico em Agricultura (34).

A seleção será por análise do histórico escolar. Os/as candidatos/as inscritos/as serão classificados/as em ordem decrescente, considerando-se seu coeficiente de rendimento nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (Ficha 19).

Inscrições

As inscrições são on-line e acontecem das 18h desta sexta (21) às 18h do dia 26 de julho, através do preenchimento do formulário eletrônico.

No ato, o/a candidato/a deverá apresentar os originais da seguinte documentação:

• Documento de identificação
  • Ficha Modelo 19 (Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio) obtida em Estabelecimento de Ensino reconhecido pelo MEC;
  • Formulário Eletrônico de Inscrição preenchido.

Podem participar:

• Candidatos/as classificados/as que não realizaram a matrícula no período regular ou que tiveram a sua matrícula indeferida no Processo de Ingresso 2023.2 para os cursos técnicos subsequentes presenciais.
  • Candidatos/as que não participaram do Processo de Ingresso 2023.

Cronograma

A Lista Preliminar de Classificação será publicada dia 31 de julho e a interposição de recursos poderá ser feita dia 01 de agosto das 8h às 16h. Já a publicação da Lista Final

de Classificação e a Convocação dos/as candidatos/as para heteroidentificação e aferição da condição de indígena autodeclarada estão previstas para o dia 02 de agosto.

Sistema de Cotas e Ações afirmativas

O IFPE reserva no mínimo 60% do total de vagas por curso/turno para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública, observando as seguintes condições:

a) no mínimo 50% das vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e

b) 62,40% das vagas serão reservadas a candidatos/as que, no momento da inscrição, se autodeclararem pretos/as pardos/as ou indígenas.

No caso da ampla concorrência, 25% das vagas estão reservadas para estudantes da rede pública oriundos do campo (assentados de reforma agrária, ocupantes de terras, ribeirinhos, agricultores familiares pescadores, quilombolas, povos originários, posseiros, trabalhadores rurais, ciganos, extrativistas, artesãos, marisqueiras, trabalhadoras de facção, bordadeiras de jeans, remanescentes de senzalas, vaqueiros e rendeiras).

Não haverá cobrança de taxa de inscrição ou taxa de matrícula.

Heteroidentificação e Aferição da condição de indígena autodeclarada

Os/As candidatos/as que se autodeclararem negros/as (pretos/as e pardos/as) ou indígenas no ato da inscrição e tiverem suas inscrições deferidas deverão ser submetidos/as ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada.

A convocação dos/as candidatos/as para heteroidentificação e aferição da condição de indígena autodeclarada será publicada no site do IFPE-Vitória de Santo Antão dia 02 de agosto junto com a lista final de classificação. Já o procedimento acontecerá de forma presencial no campus dia 04 de agosto  das 08h às 12h e das 13h às 16h. O resultado preliminar será divulgado dia 07 do mesmo mês. A interposição de recurso poderá ser realizada no dia seguinte.

A lista final de heteroidentificação e aferição da condição de indígena autodeclarada, assim como a lista de Aprovados e Convocação para Matrícula, serão divulgadas dia 09 de agosto.

> Acesse:

Edital completo