Inscrições abertas para maratona Norte-Nordeste de inovação on-line

A Maratona Territórios do Brasil vai buscar soluções para desafios ligados ao turismo, agro e bioeconomia nas regiões Norte e Nordeste

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promovem, nos dias 21, 22 e 23 de maio, a primeira edição da Maratona Territórios do Brasil. O evento será on-line e gratuito e pretende reunir estudantes do ensino médio e técnico, universitários e profissionais das regiões Norte e Nordeste do Brasil para pensar em como aplicar tecnologias e melhorar a qualidade de vida no espaço onde vivem. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta, 7 de abril, pelo site do evento.

O objetivo da maratona é levar ciência, tecnologia e inovação para as escolas atingidas fortemente pela pandemia, além de contribuir para que os territórios possam atingir as metas da Agenda 2030 da ONU, que propõem um pacto global em prol do desenvolvimento sustentável.

A iniciativa é uma oportunidade para dar voz e vez à sociedade civil, em especial ao segmento Agroindustrial, e fortalecer a continuidade e a inovação na agricultura familiar e no turismo de base comunitária. Para o docente do IF Baiano, Campus Guanambi, e um dos organizadores, Lucas Landim, o evento quer aproximar a ciência da sociedade, incitando a criatividade e provocando reflexões. “Vejo com entusiasmo a participação de instituições dos territórios do Norte e Nordeste sendo destaques como produtores de pesquisas, podendo revelar múltiplas possibilidades de ganhos econômicos e sociais para tais regiões”, comenta..

Como vai funcionar?

Durante um final de semana os participantes irão criar soluções para os desafios propostos por empresas e instituições do setor Agroindustrial e do Turismo, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação e, consequentemente, o Desenvolvimento Territorial Sustentável. As melhores soluções criadas serão premiadas.

Os participantes poderão escolher entre três desafios, para desenvolverem suas soluções:

• Turismo Comunitário: Soluções para o turismo de base comunitária que facilitem a inclusão de comunidades produtivas e valorizem a cultura, flora, além de inspirar novos negócios e serviços.

• Conexão Agro: Soluções para o escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar e tecnologias que potencializem o contato entre produtor e consumidor, aumentem as vendas, diminuam custos e auxiliem no gerenciamento interno.

• Bioeconomia: Valorizar as riquezas dos biomas, dos bioprodutos e do potencial das matérias primas das comunidades produtivas. Soluções para energias renováveis, reuso de água, saneamento, entre outros que ajudam a melhorar a vida das comunidades.

Na maratona, os participantes já podem entrar com um time formado ou conhecer outros inscritos no início do evento para compor o grupo. O evento vai acontecer dentro de uma plataforma de comunicação on-line que vai reunir todos os participantes.

A maratona será dividida em etapas que incluem a ideação, prototipagem e a apresentação da solução criada. Durante todo o processo, os times serão acompanhados por mentores de diversas áreas do conhecimento.

Sobre a iniciativa

O evento é uma das ações da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia (STCT), uma iniciativa pensada para ampliar a capilaridade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nas regiões Norte e Nordeste. As atividades da STCT referentes a SNCT 2020/2021 começaram em outubro do ano passado e, desde então, vêm unindo estudantes, instituições e territórios.

À frente da organização da Maratona Territórios do Brasil estão o Movimento Cacau Chocolate e Cultura e o Centro de Tecnologia de Alimentos do IF Baiano – Campus Uruçuca e as coordenações dos cursos de Agroindústria do IF Baiano – Campus Guanambi e do Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Saiba mais:

stctnn@gmail.com

contato@territoriosdobrasil.com.br

FONTE: Instituto Federal Baiano (IF Baiano)