Início do conteúdo

Inscrições abertas para Mestrado Profissional em Gestão Ambiental 2023

Inscrições vão até 02 de janeiro de 2023. Curso é ofertado pelo Campus Recife


O IFPE lançou, nesta sexta-feira (02/12), o edital do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) 2023, ofertado pelo Campus Recife. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 02 de janeiro de 2023 e são feitas virtualmente no site da Cvest. Para se inscrever, será cobrada uma taxa de R$ 75, mas candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 09 de dezembro, também pelo site da Cvest, mediante critérios dispostos no edital.

São disponibilizadas um total de 20 vagas, voltadas para duas linhas de pesquisa: “Gestão para Sustentabilidade” e “Tecnologias e Inovações Ambientais”, com três vagas destinadas a candidatos/as negros/as/pardos/as e indígenas e uma vaga a candidatos(as) com deficiência, em atendimento à Resolução nº 46 de 29 de dezembro de 2017, que aprova a Política Institucional de Ações Afirmativas nos Programas de Pós-Graduação do IFPE.

Podem participar da seleção profissionais de qualquer área de conhecimento, que atuem diretamente e/ou indiretamente na área de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de nível superior reconhecido pelo MEC e apresentar documentação exigida no edital.

O processo seletivo será realizado em quatro etapas sucessivas: análise da documentação; prova subjetiva de conhecimentos específicos em forma de Carta de Intenção; análise curricular; e apresentação e análise do pré-projeto.

A Comissão avisa que os candidatos aprovados no processo seletivo deverão, no 1º primeiro semestre letivo do curso, se submeter a prova de proficiência em língua inglesa para atendimento ao regulamento interno do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental.

COTAS – O candidato autodeclarado negro, incluindo preto e pardo, deverá, além da autodeclaração, ser convocado a se apresentar em data, horário e local a ser divulgado posteriormente para participar do procedimento de heteroidentificação da Comissão de Verificação de Heteroidentificação com base na análise de aspectos fenotípicos da pessoa. O procedimento de heteroidentificação será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos. Para os candidatos que se autodeclararem indígenas, a Comissão de Verificação de Heteroidentificação analisará o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI); na ausência do RANI, o candidato deverá entregar impresso o Reconhecimento de Identidade Indígena. 

No caso dos(as) candidatos(as) com deficiência, estes(as) deverão comprovar sua condição por meio de Laudo Médico (contendo o Diagnóstico e Código Internacional de Doenças), que ateste o grau e espécie da deficiência, nos termos da Lei no 7.853/89, regulamentada pelo Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, no ato de submissão da inscrição. Candidatos(as) que não declararem essa condição no ato da inscrição e não comprovarem devidamente não poderão concorrer a vaga destinada.

O resultado final será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2023. O início das aulas está previsto para 06 de março.

O Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental é gratuito e tem a duração prevista de 24 meses. A carga horária é de 360 horas, e irá funcionar com aulas presenciais, distribuídas ao longo da semana. As disciplinas obrigatórias do 1º semestre serão, preferencialmente, no período noturno e aos sábados, conforme grade horária disponibilizada no início de cada período letivo.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: mpga@recife.ifpe.edu.br

Para saber todos os detalhes da seleção, acesse aqui o edital.

Inscrição aqui.

Fim do conteúdo