Inscrições para programa de liderança estudantil nos EUA vão até 24 de setembro

Programa está agendado para acontecer entre 13 de janeiro e 17 de fevereiro de 2024

O Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife abriu seleção para o Winter 2023 Study of the United States Institute (SUSI) for Student Leaders on Entrepreneurship and Economic Development (Estudo de Inverno 2023 do Instituto dos Estados Unidos para Líderes Estudantis em Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico).

O programa, agendado para acontecer entre 13 de janeiro e 17 de fevereiro de 2024 em Amherst, Massachusetts, é voltado para estudantes dos Institutos Federais do Nordeste do Brasil e oferece a oportunidade para líderes estudantis explorarem os campos do empreendedorismo e desenvolvimento econômico. A iniciativa foi resultado direto da conferência “Pontes Americanas”, realizada em maio, em Recife, e que contou com a participação do IFPE na organização. Na ocasião, o Consulado Geral enfatizou o fortalecimento dos laços entre os Estados Unidos e o Brasil.

Os Institutos Federais dos oito estados dentro da jurisdição do Consulado Geral do Recife têm prioridade na participação. Cada instituição tem permissão para nomear um/a único/a candidato/a devido ao número limitado de vagas disponíveis.

Um comitê interno no consulado conduzirá as entrevistas e revisará minuciosamente os documentos de inscrição para selecionar três candidatos/as. Esses/as indicados/as competirão contra candidatos/as de outros postos diplomáticos dos EUA no Brasil. Em última análise, cinco candidatos/as brasileiros/as serão escolhidos/as como finalistas, com base em seu potencial excepcional em liderança estudantil e comprometimento com os objetivos do programa.

O Departamento de Relações Internacionais (DRIN) do IFPE, junto com os Assessores de Relações Internacionais (ARI) dos campi, farão a análise das candidaturas dos/as estudantes. Para isso, o/a estudante interessado/a deve encaminhar sua documentação ao e-mail do ARI do seu campus até o dia 24 de setembro. Os documentos necessários são: Formulário de indicação (ACESSE AQUI); Registros Acadêmicos; Certificados de proficiência na língua inglesa (se disponíveis); e Carta de recomendação do professor ou supervisor.

Acesse aqui os contatos dos ARI dos campi.

QUALIFICAÇÕES DO CANDIDATO/A – Os/as candidatos/as indicados/as para este programa terão que: demonstrar proficiência na língua inglesa (falar, ler, escrever, ouvir); demonstrar interesse pelo tema Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico; ter entre 18 e 25 anos; ter pelo menos um semestre restante de seus estudos de graduação e se comprometer a retornar às suas universidades de origem após a conclusão do programa; demonstrar fortes qualidades e potencial de liderança nas suas atividades universitárias e comunitárias; indicar um interesse sério em aprender sobre os Estados Unidos; ter um alto nível sustentado de desempenho acadêmico, conforme indicado por notas, prêmios e recomendações de professores; demonstrar compromisso com o serviço comunitário e atividades universitárias extracurriculares; ter pouca ou nenhuma experiência anterior de estudos ou viagens nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar fora do seu país de origem; ser maduro/a, responsável, independente, confiante, de mente aberta, tolerante, atencioso/a e curioso/a; estar disposto/a e ser capaz de participar plenamente de um programa acadêmico intensivo, serviço comunitário e viagens educacionais; e sentir-se confortável com a vida no campus, preparado para partilhar acomodações e capaz de se adaptar a práticas culturais e sociais diferentes das do seu país de origem.

Saiba mais sobre o programa aqui.