Lançada seleção de estudantes de Integrado para curso em língua italiana

As inscrições são gratuitas e acontecem até a próxima quinta (22)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio do Departamento de Relações Internacionais (DRIN), lançou, nesta segunda (19), edital de seleção de estudantes dos cursos de ensino médio integrado do IFPE para participação em curso de língua italiana oferecido pelo Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri. As inscrições são gratuitas e acontecem até a próxima quinta-feira (22).

O objetivo do curso é viabilizar que os estudantes obtenham conhecimentos linguísticos e também ampliem sua compreensão cultural, acadêmica e profissional, o que servirá como ferramenta para fortalecer e aprimorar a política de internacionalização do IFPE. Estão sendo ofertadas 45 vagas, que serão distribuídas em três turmas. O processo de seleção ocorrerá, exclusivamente, por sorteio eletrônico e virtual, que será feito com base no número de inscrição do candidato.

Para concorrer, o estudante precisa estar regularmente matriculado em um curso na modalidade Ensino Médio Integrado do IFPE; ter nacionalidade brasileira; possuir documento oficial de identidade e CPF válidos; e não possuir processo disciplinar instaurado e ainda em aberto no IFPE.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 22 de julho, por meio de formulário eletrônico disponível AQUI. Para efetivar a inscrição, o estudante deverá enviar toda a documentação exigida no edital.

O curso terá duração total de 180h, sendo dividido em quatro módulos de 45h, com início em agosto de 2021 e término do primeiro módulo até dezembro de 2021. A depender da turma em que o estudante for selecionado, as aulas poderão ocorrer remotamente, apenas enquanto durarem as exigências de segurança impostas pela pandemia da COVID-19, ou serem ministradas apenas de forma remota durante todo o curso.

Após o sorteio das turmas, haverá o sorteio para a lista de espera. Os candidatos sorteados para essa lista poderão ser chamados posteriormente, desde que surjam vagas para o mesmo edital. O sorteio está previsto para o dia 27 de julho e o resultado para o dia 28 do mesmo mês.

PROGRAMA

O Programa Língua e Cultura Italiana, apoiado financeiramente pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália (MAECI) e desenvolvido pela Dante Alighieri de Recife, visa à introdução da língua italiana nos centros educacionais de Pernambuco e à contribuição para a formação de jovens brasileiros até 18 anos inseridos no ensino regular. O programa procura colocar os jovens em contato com a língua e a cultura italiana, por meio dos cursos realizados, implementando, dessa forma, uma ação concreta em sintonia com os programas institucionais, visando à formação e integração dos jovens estudantes numa realidade cada vez mais globalizada e plurilíngue.

ATENÇÃO ÀS DATAS:

26/07 – Divulgação da lista das inscrições homologadas
27/07 – Sorteio Virtual
28/07 – Divulgação da lista de sorteados das turmas A, B e C e resultado da seleção
30/07 – Resultado Final da Seleção com informações a respeito do período de matrícula e início do curso.

Acesse AQUI o edital na íntegra.

Confira a errata nº 1