Lançado edital dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica 2022/2023

Propostas devem ser submetidas até o dia 29. Roda de conversa para esclarecer a seleção acontece dia 31

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) do IFPE e o Comitê de Iniciação Científica lançaram, nesta quarta-feira (27), o edital dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Técnico), Iniciação Científica nas ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIBITI Técnico) para seleção de propostas de pesquisa (Planos de Atividades) a serem desenvolvidas por estudantes dos cursos superiores e técnicos, presenciais e a distância, como bolsistas ou voluntários, durante o período 2022-2023.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo pesquisador/orientador, de forma on-line pelo site: workflow.ifpe.edu.br, no período de 28 de abril até às 23h59 do dia 29 de maio de 2022. Para ser considerado elegível como pesquisador-orientador, é preciso ser servidor (docente ou técnico-administrativo) do quadro de pessoal permanente do IFPE e atender aos critérios descritos no edital.

O Plano de Atividades deverá seguir o template anexo ao edital e conter todos os elementos necessários para a sua análise e estar em consonância com o Projeto de Pesquisa do pesquisador/orientador cadastrado na PROPESQ, deixando claro que o plano se constitui como parte integrante do projeto de pesquisa. Cada Plano de Atividades deverá ser direcionado à execução por apenas um estudante, a ser posteriormente indicado.

A Propesq comunica que a metodologia deste edital, que não divulga previamente a cota de bolsas dos campi, mas sim um cadastro de reserva, cujas bolsas contempladas são divulgadas no resultado final, foi aprovada pelo Colégio de Dirigentes em 2018 e desde então vem sendo adotada por essa Pró-Reitoria.

Divulga-se, também, para amplo conhecimento dos pesquisadores, o anexo da Instrução Normativa PROPESQ/REI/IFPE nº 2, de 11 de abril de 2022, que estabelece o Procedimento Operacional Padrão (POP) para análise dos critérios de enquadramento e elegibilidade das propostas submetidas aos editais para as seleções dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica e de Incentivo Acadêmico do IFPE.

RODA DE CONVERSA –  A Propesq promove uma roda de conversa virtual voltada para os pesquisadores da instituição sobre as ações de fomento à pesquisa em 2022.
A pauta do encontro trará esclarecimentos sobre os editais vigentes: Edital Propesq nº 03/2022 – Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBICTEC, PIBIC AF, PIBITI e PIBITI TEC) e Edital Propesq nº 04/2022 – Concessão de Bolsas e Auxílios a Pesquisadores do IFPE por meio da Seleção de Subprojetos de Pesquisa e Subprojetos de Inovação e sobre os editais previstos para 2022, tais como: Edital Enxoval Pesquisador, Edital Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão, e Edital Bolsa de Incentivo Acadêmico do segundo semestre.
O evento ocorrerá no dia 31 de maio, das 10h às 12h, no canal do IFPE no Youtube.

ACESSE AQUI: