Início do conteúdo

Lançado edital dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica 2023/2024

Propostas são submetidas on-line pelo pesquisador entre os dias 02 e 31/05


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE (Propesq) divulgou, nesta terça-feira(02), o edital dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBICTécnico), Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIBITI Técnico) para seleção de propostas de pesquisa (Planos de Atividades) a serem desenvolvidas por estudantes dos cursos superiores e técnicos, presenciais e a distância, como bolsistas ou voluntários, durante o período 2023-2024.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo pesquisador/orientador, de forma on-line pelo endereço eletrônico aqui, no período de 02 de maio até às 23h59 do dia 31 de maio de 2023. Para ser considerado elegível como pesquisador-orientador, é preciso ser servidor (docente ou técnico-administrativo) do quadro de pessoal permanente do IFPE e atender aos critérios descritos no edital.

O Plano de Atividades deverá conter todos os elementos necessários para a sua análise e estar em consonância com o Projeto de Pesquisa do pesquisador/orientador cadastrado na Propesq, deixando claro que o plano de atividades se constitui como parte integrante do projeto de pesquisa. Cada Plano de Atividades deverá ser direcionado à execução por apenas um estudante, a ser posteriormente indicado. Em caso de haver mais de uma submissão por pesquisador/orientador, este deverá fazê-lo de forma individual de acordo com o descrito no edital, não podendo haver juntada de duas ou mais submissões.

Com o objetivo de promover a equidade entre homens e mulheres na ciência, tecnologia e inovação, a Propesq informa que este ano será adotado um critério especial para as pesquisadoras que, durante os últimos cinco anos, passaram por nascimento ou adoção de filhos. Nesses casos, a janela temporal de avaliação dos currículos das pesquisadoras será ampliada em dois anos para cada gestação ou adoção no período, ou seja, serão também consideradas publicações, orientações e demais produções intelectuais da pesquisadora em dois anos adicionais anteriores ao período de avaliação, para cada gestação ou adoção no período.

A Propesq comunica que a metodologia deste edital, que não divulga previamente a cota de bolsas dos campi, mas sim um cadastro de reserva, cujas bolsas contempladas são divulgadas no resultado final, foi aprovada pelo Colégio de Dirigentes em 2018 e desde então vem sendo adotada por essa Pró-Reitoria, com apoio do Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIC). Para ver as portarias dos comitês, acesse o endereço eletrônico disponível aqui. 

Para saber mais, acesse aqui o edital. 

Acesse também:

Anexo I – Modelo de Plano de Atividades

Anexo II – Avaliações dos Currículos 

Anexo III – Fluxograma das Análises 

Fim do conteúdo