Lançado edital para concessão de bolsas e auxílios a pesquisadores do IFPE

Propostas devem ser submetidas de 16/05 a 10/06. Roda de conversa para esclarecimentos acontece dia 31

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda-feira (09), o edital para concessão de bolsas e auxílios a pesquisadores por meio da seleção de subprojetos de pesquisa e de inovação. O objetivo é incentivar a produção científica, técnica e tecnológica dos pesquisadores e a produção voltada ao desenvolvimento tecnológico e de inovação, no âmbito dos projetos institucionais cadastrados e ativos na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq).

Poderão participar da chamada docentes que: sejam do quadro permanente do IFPE; não estarem afastados de suas atividades laborais durante o período de recebimento da bolsa e/ou do auxílio; coordenar ou integrar, obrigatoriamente, equipe de projeto de pesquisa ativo no Cadastro de Projetos de Pesquisa da Propesq do IFPE; estar orientando ou ter orientado estudante do IFPE de iniciação científica e tecnológica, bolsista ou voluntário, ou de pós-graduação do IFPE, de 2018 até o prazo final de submissões a este edital; não se encontrar inadimplente e/ou com pendências com os programas institucionais geridos pela Propesq no período de enquadramento deste edital, entre outros critérios. Projetos de pesquisa submetidos à Propesq para fins de cadastro após a data de abertura do prazo de submissão das propostas a este edital não poderão participar desta chamada.

As propostas deverão ser preenchidas eletronicamente na Plataforma Workflow (https://pesquisa.ifpe.edu.br/), e submetidas no período de 16 de maio a 10 de junho, conforme critérios descritos no edital.

BOLSAS – Serão ofertadas dez Bolsas Pesquisa e dez Bolsas Inovação aos pesquisadores contemplados, cujos valores mensais serão de R$ 1.000 por pesquisador, tomando-se como referência os valores e cargas horárias previstos na Portaria nº 58/2014/SETEC/MEC. As Bolsas Pesquisa serão destinadas aos responsáveis pelos subprojetos de pesquisa aprovados neste certame, e as dez Bolsas Inovação serão destinadas aos responsáveis pelos subprojetos de inovação aprovados. Ambos os subprojetos devem estar em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil (agenda 2016-2030), apoiados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (ONU), disponíveis no link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

AUXÍLIOS – Será ofertado o quantitativo total máximo de 20 auxílios, sendo 10 Auxílios Pesquisa, com valor máximo de R$ 4.350,00 cada, para aplicação nos subprojetos de pesquisa aprovados, e 10 Auxílios Inovação, com valor máximo de R$ 5.350,00 cada, para aplicação nos subprojetos de inovação aprovados, a depender da dotação orçamentária dos recursos destinados à pesquisa e à inovação, da demanda e da análise de mérito dos subprojetos e dos planos de trabalho.

O pagamento das bolsas será realizado mediante depósito bancário em conta-corrente individual, registrada em nome do beneficiário. Já o pagamento dos auxílios será realizado mediante depósito bancário em conta-corrente individual, registrada em nome do beneficiário, via Cartão Pesquisador.

RODA DE CONVERSA – A Propesq promove uma roda de conversa virtual voltada para os pesquisadores da instituição sobre as ações de fomento à pesquisa em 2022.
A pauta do encontro trará esclarecimentos sobre os editais vigentes: Edital Propesq nº 03/2022 – Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBICTEC, PIBIC AF, PIBITI e PIBITI TEC) e Edital Propesq nº 04/2022 – Concessão de Bolsas e Auxílios a Pesquisadores do IFPE por meio da Seleção de Subprojetos de Pesquisa e Subprojetos de Inovação e sobre os editais previstos para 2022, tais como: Edital Enxoval Pesquisador, Edital Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão, e Edital Bolsa de Incentivo Acadêmico do segundo semestre.
O evento ocorrerá no dia 31 de maio, das 10h às 12h, no canal do IFPE no Youtube.

Para mais informações, acesse aqui o edital.

Confira aqui também os anexos.