MEC concede nota máxima ao curso de Engenharia Elétrica do IFPE Pesqueira

Graduação ganhou nota máxima já em sua primeira avaliação

O curso superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica ofertado pelo do Campus Pesqueira do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) estreou com a nota máxima na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. A nota 5 foi chancelada pelo MEC após realizar vistoria com o objetivo de comprovar a qualidade do curso oferecido pela Instituição.

Os avaliadores do Inep estiveram no Campus Pesqueira entre os dias 31/08 e 02/09 para checar as estruturas como salas de aula, laboratórios, biblioteca e demais setores pedagógicos e administrativos. Também fizeram reuniões com diretores e com o coordenador do curso, Alexandre Farias, conheceram a assistência estudantil, a acessibilidade do Campus, requisitaram documentos e procederam a análise qualitativa do corpo docente quanto às titulações de doutorado, mestrado e especialização.

Ao celebrar o resultado, o coordenador do curso agradeceu o engajamento de toda comunidade acadêmica e classificou a conquista como coletiva. “Agradeço em especial aos docentes e discentes pela dedicação, motivação e sabedoria demonstrados durante o processo avaliativo. Destaco a participação nesse processo do professor Manoel Henrique, que desde o início foi o grande parceiro no desenvolvimento de estratégias que resultaram nessa conquista”, ressaltou.

O diretor-geral do IFPE Pesqueira, Valdemir Mariano, destacou o esforço da coordenação do curso e estendeu os agradecimentos ao Núcleo Docente Estruturante, ao colegiado e ao corpo docente pela excelência nos resultados que foram mapeados pelos avaliadores do Inep. “Também agradeço aos gestores do Campus, ao reitor José Carlos de Sá, às pró-reitorias e diretorias e às comissões próprias de avaliação setorial e institucional (CPAs) do IFPE pela competência no alcance do conceito máximo nesta que é a primeira avaliação do curso de Engenharia Elétrica do nosso Campus”, acrescentou o diretor.

O curso superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFPE Pesqueira teve sua primeira turma ingressante no segundo semestre de 2017, hoje está na sua sexta turma e formou seus primeiros engenheiros no último dia 19/08. O curso conta com 39 professores/as, dos quais 37 efetivos e dois substitutos, dos quais 11 possuem o título de doutor (28,3% do total); 25 possuem mestrado (64% do total) e três têm especialização (7,7% do total), números detalhados pelo coordenador Alexandre Farias.

Para o reitor José Carlos de Sá, “alcançar a nota máxima na avaliação do MEC é fruto do cuidado com que o curso de Engenharia Elétrica do Campus Pesqueira foi trabalhado desde sua criação, implantação e desenvolvimento, resultado esperado pelo que já conhecíamos a respeito do curso”. Ainda de acordo com o gestor do IFPE, “o resultado é digno dos maiores aplausos a todos e todas que fazem o curso, à gestão do Campus e aos que direta ou indiretamente contribuíram para essa importante conquista para toda a comunidade do IFPE”, concluiu.

>>> Clique AQUI para saber mais sobre o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFPE Pesqueira.