Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais conclui 1ª fase e já inscreve para a 2ª etapa

Do IFPE, participaram os campi Belo Jardim, Afogados, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Vitória e Recife

Neste último domingo (25), foi realizada a 1ª fase da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF 2020. Cerca de 5350 alunos, de 285 campi da rede, fizeram a prova que continha 15 questões com 5 alternativas cada, que foram elaboradas por professores da Rede Federal Brasileira. Do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), participaram da competição os campi Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Vitória de Santo Antão e Recife.

Essa foi uma edição histórica porque pela primeira vez, desde o início da Olimpíada em 2017, ela foi realizada totalmente on-line, com apoio de professores-coordenadores cadastrados como responsáveis por cada campi de todo o Brasil. Com o tema “A Matemática está em tudo” as questões de matemática da prova também foram abordadas da perspectiva de outras áreas do conhecimento tais como exatas, natureza, humanas e linguagens.

2ª FASE

A 2ª fase será realizada nos dia 20, 21 e 22 de novembro de 2020, totalmente on-line.

Excepcionalmente, em 2020, não haverá prova de 2ª fase devido a pandemia da COVID-19, no entanto a OMIF promoverá um encontro on-line de alunos e professores para realização de palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos e dinâmicas, atividades culturais e para a cerimônia de entrega das premiações dos alunos vencedores da Olimpíada.

Na ocasião, os alunos que participarem da 1ª fase serão ranqueados conforme suas notas, e serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

As inscrições para a segunda fase podem ser realizadas gratuitamente até o dia 22 de novembro por meio deste link: https://www.even3.com.br/omif2020/

FONTE: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho / Jornalista: Tatiana de Carvalho

Link: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/3204-omif-realiza-edicao-historica-com-prova-on-line-para-mais-de-5-mil-alunos-da-rede-federal