Olimpíadas Científicas Pernambucanas iniciam nesta sexta-feira (18)

Expectativa é que o evento organizado pela Proext reúna 10 mil estudantes de todo o Estado

Com a adesão de escolas da rede pública e privada, iniciam nesta sexta-feira (18) as Olimpíadas Científicas Pernambucanas. Ao todo, são 3 (três) Olimpíadas promovidas pelo IFPE, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Nesta sexta-feira (18), começam a 5ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OPA) e a 4ª Olimpíada Pernambucana de Foguetes. Na sexta-feira seguinte (25.10), será realizada a 4ª Olimpíada Pernambucana de Física.

A proposta das competições é estimular a pesquisa científica e o conhecimento entre estudantes do ensino médio regular e técnico. De acordo com Guilherme Pereira, professor do núcleo de Astronomia do IFPE, a expectativa é que os eventos sejam um sucesso: “as olimpíadas tem 252 escolas inscritas e estima-se que 10 mil estudantes de todo o Estado de Pernambuco participem das atividades”, revelou.

Além de receber certificados, os participantes poderão ser premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, de acordo com as notas obtidas. As medalhas serão enviadas gratuitamente para as escolas cerca de um mês após a realização das olimpíadas. Cada uma das competições serve de preparação para olimpíadas nacionais e internacionais das respectivas áreas.

Mais informações através do Núcleo de Astronomia do IFPE pelos fones: (81) 2125-1775 / (81) 98215-7134.

Confira: