Órgão central do SIPEC divulga manifestação técnica sobre PDP 2019-2020

Documento apresenta demandas apontadas pelo PDP do IFPE e cursos a serem ofertados pela ENAP em 2020

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) enviaram a manifestação técnica com os resultados das análises dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas 2019-2020 (PDP). O documento apresenta as necessidades transversais de aperfeiçoamento e desenvolvimento de servidores apontadas pelo PDP do IFPE, bem como a lista de cursos a serem ofertados pela Enap para 2020, nas modalidades presenciais e EaD.

A parte inicial do documento explica a metodologia de análise dos PDP 2019-2020. O levantamento foi realizado a partir das demandas de aperfeiçoamento e desenvolvimento de pessoas apontadas por 171 órgãos e entidades através de seus PDP. Do total de 62.272 necessidades preenchidas e enviadas, 27.921 foram identificadas como transversais, ou seja, comuns ou similares a todos os órgãos ou entidades. A partir disso, o portfólio de cursos da Enap e das demais Escolas do Governo passa ter como base as necessidades apresentadas.

No anexo I da manifestação técnica são disponibilizadas todas as necessidades consideradas transversais do IFPE, além do quantitativo de servidores e dos cursos relacionados à demanda. Já no anexo II estão os cursos presenciais e EaD a serem ofertados pela Enap em 2020. Os classificados como “em oferta” já fazem parte do catálogo do ENAP e da Escola Virtual de Governo, e os “em desenvolvimento” são os que ainda não estão disponíveis para inscrições/contratações por serem cursos novos ou por estarem passando por atualizações ou reformulações.

As necessidades voltadas para a participação em congressos, seminários, workshops e eventos correlatos não foram objeto de análise. “Os casos referentes a cursos, congressos, seminários, colóquios, que não são disponibilizados pela ENAP, serão passíveis de contratação pelo próprio IFPE utilizando o recurso específico para capacitação do servidor”, explica Marília Rique, do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida (DDQV).

A gestora ressalta que os servidores devem ficar atentos ao site da Enap e priorizar os cursos ofertados pela Escola, o que contribui para a economia de recursos públicos. Para mais informações, a responsável pela DDQV recomenda a leitura da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, que está disponível no link: https://www.servidor.gov.br/gestao-de-pessoas/pndp.

>> Confira a  Manifestação Técnica dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas 2019-2020