Porto Digital e IFPE fecham parceria para capacitar estudantes

Cooperação técnica aproximará estudantes das empresas do Porto Digital

Os dirigentes do IFPE e do Porto Digital assinaram, nesta sexta-feira (30), um acordo de cooperação técnica para formação empreendedora de estudantes dos cursos na área de Tecnologia da Informação do Instituto. Inicialmente, participarão do programa estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de nível superior, dos campi Recife e Jaboatão dos Guararapes, e do curso técnico em Computação Gráfica, do Campus Olinda.

Trata-se da primeira parceria do Porto Digital com uma instituição pública de ensino. O objetivo é formar capital humano para ocupar as vagas em aberto no Parque Tecnológico do Porto Digital. A parte prática dos cursos, chamada de Residência, será realizada em cooperação com as empresas embarcadas no Porto Digital.

Serão selecionados, no mínimo, três grupos de estudantes por ciclo para participar das atividades em times. Eles receberão desafios reais das empresas do complexo.  Essa vivência possibilitará o desenvolvimento de atividades e conhecimentos abrangentes, além de  inserir os estudantes na realidade do mundo do trabalho. As atividades ocorrerão, inicialmente, de forma on-line e passarão a ser presenciais, assim que as condições de segurança em relação à Covid-19 permitirem.

Só entre as empresas abarcadas no Porto Digital, há uma carência de cerca de três mil vagas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. No Brasil, esse número sobe para 290 mil e nos EUA, 1.640 milhão. Os números foram ressaltados pelo presidente do Conselho do Porto Digital, Silvio Meira, durante a cerimônia.

Segundo ele, essa demanda continuará crescendo nos próximos 30 anos. “Estou muito feliz com essa parceria, pois vamos promover empreendedorismo entre os estudantes do IFPE. Por meio desse programa, possibilitaremos a criação de novas empresas e valores, fundamentais para renovação de ecossistemas de inovação como o Porto Digital”, enfatizou. A cooperação incentivará o desenvolvimento de incubação, empresas juniores e startups.

O diretor presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, explicou que o grande desafio do ecossistema é justamente em relação aos recursos humanos. “Temos uma meta de recrutar 20 mil pessoas até 2025”, revelou. O problema é justamente a falta de qualificação profissional. Segundo ele, as perspectivas em relação aos estudantes do Instituto são promissoras, pois as notas para o acesso ao IFPE, mesmo as do sistemas de cotas, são consideradas altas. Ela ainda elogiou a estrutura curricular dos cursos da Instituição.

O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, classificou o momento como histórico para a instituição, pois possibilitará o êxito dos estudantes, um dos objetivos institucionais, além do acesso e da permanência. “Estamos ansiosos para ver os resultados que vão surgir dessa parceria. Esperamos que seja uma semente plantada para uma construção bastante profícua”, comemorou. Ele provocou os presentes a interiorizar o programa, num segundo momento, tendo em vista que os campi da instituição estão espalhados por todo o Pernambuco.  Participaram da cerimônia gestores da Reitoria e dos campi Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Confira a cerimônia: