Pró-Reitoria de Ensino realiza ação pedagógica voltada para o Enade das Licenciaturas

Iniciativa é voltada para os esclarecimentos acerca dos procedimentos, cronogramas e peculiaridades do exame

A Pró-Reitoria de Ensino (Proden) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) iniciou sua agenda de ação pedagógica voltada para os esclarecimentos acerca dos procedimentos, cronogramas e peculiaridades do novo Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade 2024).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), já tornou público os novos procedimentos para o exame que avalia a qualidade dos cursos de formação para docentes através de técnicas de coleta de dados que incluem questionários, prova teórica e prova prática que serão aplicadas às/aos estudantes das licenciaturas no dia 24 de novembro deste ano, conforme regras do Edital nº 124/2024.

Dessa forma, a Proden implementou uma agenda de abordagem às/aos estudantes a fim de apresentar as principais diretrizes e procedimentos. A ação já ocorreu nos cursos de Licenciatura em Computação do Campus Afogados da Ingazeira, Licenciatura em Química dos campi Vitória de Santo Antão e Barreiros e no curso de Licenciatura em Geografia do Campus Recife. Até o final deste mês, os outros campi com oferta de licenciatura receberão a visita da equipe, conforme agendamento já realizado.

Para a pró-reitora de Ensino, profª Magadã Lira, essa ação é de fundamental importância e evidencia que a instituição prioriza o processo formativo do/a aluno/a na sua integralidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento do/a estudante por fazer parte do curso e reforçando o compromisso social assumido pelo IFPE.