Início do conteúdo

Pró-reitoria de Pesquisa do IFPE emite nota de apoio ao Espaço Ciência

Texto defende o diálogo acadêmico social e político diante de uma possível desapropriação da área


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Pernambuco (Propesq/IFPE), em nome das frutíferas e importantes parcerias que vêm sendo desenvolvidas por anos com o Espaço Ciência do estado de Pernambuco e em respeito ao trabalho acadêmico, científico e de popularização da ciência que esse importante legado pernambucano desenvolve em nível estadual e nacional, vem se pronunciar sobre a publicação da Lei Estadual nº 17.940, de 21 de outubro de 2022, que doa parte significativa do terreno do museu científico (8.200 m2) para um empreendimento privado e acarretará a passagem e instalação de cabo subterrâneo e submarino de internet e a construção de um data center no local.

Inicialmente, verifica-se, por meio das informações do próprio Espaço Ciência e das matérias jornalísticas veiculadas, que a proposta de doação aprovada na Assembleia Legislativa careceu de amplo e profundo diálogo com os principais envolvidos no processo. Por mais importante que a proposta seja para o desenvolvimento tecnológico do estado de Pernambuco, como afirmam os representantes do Governo do Estado, a discussão do projeto de lei no Legislativo não abordou os efeitos e impactos desta em um dos maiores museus científicos do Brasil, que também se estabeleceu como grande orgulho para a sociedade e para a comunidade científica pernambucana.

A “desapropriação” imposta pela Lei Estadual nº 17.940, de 2022, representa, além de uma radical modificação na infraestrutura do Espaço Ciência, uma intervenção no projeto museológico do aparato, que tem contribuições, entre outros profissionais, de Burle Marx, renomado artista plástico e paisagista brasileiro. Ressalta-se que o projeto do Espaço Ciência foi concebido com a participação de consultores nacionais e internacionais e resultou na estruturação do museu científico interativo em cinco áreas temáticas, que culminam justamente na Área Espaço, objeto da doação.

 A Propesq do IFPE defende o diálogo acadêmico, social e político como alicerce para a idealização e implementação de projetos. No caso específico do Espaço Ciência, defendemos que o Governo do Estado abra e aprofunde discussões com os representantes do museu, com a comunidade científica e com os representantes técnicos, de forma que a lei aprovada possa ser revista e que uma outra solução técnica seja viabilizada. 

Acreditamos no caráter dialógico e democrático do Governo do Estado de Pernambuco e reforçamos a necessidade de busca conjunta de uma solução que beneficie os avanços tecnológicos do estado mas, ao mesmo tempo, considere a história, a importância e o valor científico e social do Espaço Ciência. 

Prof. Mário Monteiro
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE

Fim do conteúdo