Proad fortalece estratégia de compras compartilhadas no IFPE

Modelo será adotado de forma mais sistemática e planejada, contribuindo para a celeridade e redução dos custos

Em sintonia com as estratégias adotadas em outros Institutos Federais e órgãos públicos de todo o país, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) tem adotado estratégias para fortalecer o planejamento das aquisições dos IFPE e o sistema de compras compartilhadas. As novas práticas foram anunciadas no encontro com os Diretores de Administração de todos os campi do Instituto, realizado entre os dias cinco e sete de abril, em Garanhuns.

De acordo com o Pró-Reitor de Administração, Rozendo França, embora o modelo de compras compartilhadas já viesse sendo adotado no Instituto, a partir de agora, ele será praticado de forma sistemática. Ao invés de cada Campus ficar responsável por executar seus processos licitatórios para aquisição de bens ou contratação de serviços, isso será feito de forma unificada, cabendo a cada Campus a responsabilidade por uma determinada área.

“Quando compramos de forma coletiva, em escala, há uma redução do valor. Isso porque quem vende ou oferta o serviço pode reduzir o preço e ganha no volume. Outra vantagem é a redução do nosso custo processual. No IFPE, temos 17 unidades gestoras. Ao invés de cada uma fazer um processo diferente para comprar o mesmo objeto, vamos fazer isso de forma unificada, com cada unidade se responsabilizando pela aquisição de um objeto ou contratação de um serviço, que atenderá a necessidade de todos o Instituto”, explica o gestor.

Neste ano, pela primeira vez, foi aberto um amplo processo de consulta à comunidade acadêmica a respeito das demandas de compras e contratação de serviços. A partir das necessidades listadas pelos setores de cada campi e sistematizadas pelas diretorias de administração, foi possível elencar, de forma coletiva e colaborativa, as prioridades para todo o Instituto, além de estabelecer um cronograma para cada processo.

“O inovador é conseguirmos construir um planejamento de compras, facultando aos campi uma ampla consulta à comunidade sobre suas demandas. A partir disso, foi possível estabelecer um fluxo de trabalho, identificar o que é demanda coletiva e individual e, assim, definir as prioridades. Dessa forma, conseguimos atender as necessidades comuns, levando em conta também as particularidades, dentro de um certo intervalo de tempo”, ressalta o Pró-Reitor de Administração.

O próximo passo, segundo Rozendo França, é a divulgação do calendário de compras a toda a comunidade. Nele, serão detalhados os prazos, os responsáveis por cada processo bem como a ordem de prioridades, definida de forma conjunta com os Diretores de Administração dos campi do IFPE. “Nosso foco é atender as necessidades de forma mais barata, rápida e racional possível. No setor público, há uma série de requisitos legais para realização de compras e contratação de serviços, mas com dedicação, trabalho e planejamento, podemos atenuar os principais entraves e satisfazer as demandas da instituição”, afirmou Rozendo.