Prodin realiza cadastro institucional no Siorg

Iniciativa inclui IFPE em Sistema de disponibilidade e transparência de informações

Desde o início de maio os dados institucionais do IFPE já fazem parte do Sistema de Organização e Inovação do Governo Federal, o Siorg. O trabalho, conduzido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), levou pouco mais de dois meses para ser concluído e mobilizou setores da Reitoria e dos 16 campi do Instituto.

“Nesse processo, o que fizemos foi basicamente identificar, mapear e cadastrar os cargos, funções e unidades organizacionais do Instituto. Para isso, foi necessário levantarmos também os organogramas institucionais”, conta a pró-reitora Juliana Andrade. Os números refletem o tamanho da instituição: 531 cargos e funções distribuídas em 204 unidades organizacionais (setores).

O cadastro no Siorg faz parte de uma ação de transparência das organizações do Executivo e foi tomado como meta da Prodin desde que a pró-reitora assumiu o setor, em novembro passado. Andrade explica também que os quatro servidores envolvidos foram fundamentais para que tudo saísse como planejado: os administradores Eduardo Aleixo e Fernando Nicácio, o estatístico Everaldo Duarte e a assistente em administração Thais Brito. “Sem o empenho dessa equipe e o esforço de todos os setores em atender as solicitações seria complicado dar conta de tantos dados num tempo tão curto”, afirma.

Próximas metas – Etapa do Siorg vencida, a equipe agora se prepara para executar três grandes metas de 2020. É que mesmo com o contexto da pandemia e do isolamento, a Prodin segue nos trabalhos para revisão do estatuto e do regimento geral do IFPE e elaboração do regimento interno dos campi e Reitoria.

Para que os documentos sejam terminados e submetidos à apreciação do Conselho Superior dentro do prazo, a Pró-Reitoria conta o apoio do Fórum de Administradores e Tecnólogos do IFPE em duas frentes de trabalho. Na primeira, um grupo prepara a revisão do estatuto e na segunda, outro grupo estuda os organogramas. A ideia é que os dois grupos submetam um documento de apreciação à Prodin, que encaminhará essas propostas ao Colégio de Dirigentes.

Da aprovação do Colégio, os documentos seguem para o Consup. “Com a aprovação do estatuto e dos organogramas, partimos para o trabalho dos regimentos”, prevê Juliana.

Para saber mais sobre o Siorg e sua função na administração pública, clique aqui.