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ProfEPT do IFPE Olinda celebra marco com a defesa de sua 100ª dissertação
Programa une pesquisa aplicada, inovação e impacto social na formação de mestres comprometidos com Educação Profissional e Tecnológica.
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda alcança, nesta quinta-feira (16), um marco histórico: a defesa pública de sua 100ª dissertação. A autora é Taciana Halliday da Mesquita Pimentel, servidora da Reitoria, que desenvolveu a pesquisa “Os significados do trabalho para docentes da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Pernambuco”, sob a orientação do professor José Nildo Alves Caú.
Mais do que uma conquista individual, o trabalho simboliza uma trajetória coletiva de pesquisa aplicada, geração de produtos educacionais inovadores e compromisso com a transformação social por meio da educação. Desde sua criação, o programa comemora conquistas como ter sido um dos mais procurados do país e se consolidado como referência no Nordeste pela qualidade de suas produções acadêmicas.
A pesquisa e seus significados
O estudo de Taciana nasceu de sua vivência no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS), onde observa cotidianamente o impacto do trabalho na saúde e no bem-estar dos profissionais da instituição. “Muitos docentes chegam com queixas relacionadas à sobrecarga e ao adoecimento. Eu percebia como o trabalho podia ser, simultaneamente, fonte de realização e sofrimento. Essa contradição me instigou”, explicou a pesquisadora.
Entre as conclusões, Taciana identificou a “dupla face do trabalho”: enquanto promove sentido e identidade, também pode conduzir ao esgotamento quando ultrapassa os limites pessoais. “Os profissionais mais comprometidos são, paradoxalmente, os mais vulneráveis ao adoecimento. Existe uma romantização do trabalho docente, como se fosse necessário viver para o trabalho. É uma armadilha”, analisa.
Como produto educacional, a mestranda desenvolveu e aplicou uma oficina reflexiva sobre o significado do trabalho na vida dos servidores, que poderá ser replicada em outras instituições. “Foi uma experiência prática de autoconhecimento e cuidado coletivo. Muitos participantes sugeriram que a atividade se tornasse permanente no SIASS”, destacou.
Ao longo de sua trajetória, o ProfEPT do IFPE Olinda se consolidou como um espaço de diálogo entre teoria e prática, entre sala de aula e comunidade. As 99 dissertações anteriores pavimentaram o caminho que hoje culmina na centésima defesa, celebrada com o orgulho de quem vê resultados concretos. Foram pesquisas que abordaram temas como acessibilidade, currículo, inclusão, tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras — todas com o propósito comum de aprimorar a EPT e fortalecer o compromisso social do IFPE.
“A conquista da 100ª defesa representa mais do que uma marca numérica: simboliza o avanço coletivo de discentes, docentes e instituições que compõem a rede. Cada dissertação defendida contribui para transformar práticas educativas e fortalecer a articulação entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia”, explica a coordenadora local do ProfEPT no IFPE Olinda, professora Rosângela Maria de Melo.
Reconhecimento nacional
Em 2024, três produtos educacionais oriundos do ProfEPT/IFPE Olinda foram selecionados pela Coordenação Nacional do programa para a Avaliação Quadrienal da Capes (2021–2024). Entre os cinco indicados da região Nordeste para essa avaliação, três são do IFPE Olinda — um reconhecimento da relevância científica e social da produção do campus.
Os produtos selecionados abordam temas como educação inclusiva de estudantes surdos, planejamento de aulas práticas em cursos técnicos e educação profissional no cárcere — este último incorporado às formações pedagógicas de professores do sistema prisional do Piauí. “Temos observado a progressão acadêmica e profissional dos nossos egressos, seja em promoções funcionais, concursos públicos ou ingresso em doutorados. Isso mostra que o ProfEPT tem um papel formador e transformador”, completou Rosângela Melo.
Um programa em rede que transforma realidades
O ProfEPT é um programa de pós-graduação em rede nacional, articulado entre os Institutos Federais e coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). No IFPE, o curso é ofertado pelo Campus Olinda, um dos polos mais procurados e reconhecidos pela qualidade das produções acadêmicas no país.
Em sua primeira seleção, realizada em 2017, o programa registrou cerca de 1.856 candidatos disputando 18 vagas. Desde então, mantém alta concorrência e diversidade de perfis, com metade das vagas destinadas a servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPCT).
Segundo a professora Rosângela Maria de Melo, o marco das 100 dissertações reflete um esforço coletivo e o papel estratégico do programa. “Cada defesa simboliza um avanço no compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica. O ProfEPT tem se mostrado um espaço de diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, unindo a pesquisa aplicada à prática educativa e às demandas sociais”, destacou a coordenadora.
Inovação e impacto social
Além das dissertações, o ProfEPT se diferencia pela exigência de produtos educacionais, desenvolvidos paralelamente à pesquisa e voltados à solução de problemas concretos da educação. Esses produtos — que podem assumir formatos como vídeos, podcasts, oficinas ou materiais didáticos — ampliam o alcance das pesquisas e geram impacto direto nas práticas pedagógicas.
O público pode conhecer todos os produtos educacionais desenvolvidos pelo programa no endereço:
📑 Acesse aqui as dissertações e produtos educacionais já produzidos no ProfEPT – IFPE Olinda
Educação profissional, ciência e transformação
A criação do ProfEPT responde a uma diretriz nacional de fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) — modalidade estratégica para o desenvolvimento do país. Articulado com as políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o programa tem como missão qualificar profissionais que atuam na EPT, integrando trabalho, ciência, cultura e tecnologia.
Com a defesa da 100ª dissertação, o IFPE Olinda reafirma seu protagonismo na formação de mestres comprometidos com a transformação da educação e da sociedade.