Professor José Carlos de Sá é nomeado reitor do IFPE

Novo gestor, eleito em novembro de 2019, ficará à frente do Instituto durante o quadriênio 2020-2024

O professor José Carlos de Sá foi nomeado para exercer o cargo de reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), a partir desta terça-feira (14). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 13 de abril.

Devido às condições impostas pela necessidade de isolamento social para evitar a proliferação do Coronavírus, não haverá realização de cerimônia de transmissão de cargo. Ele substitui a reitora Anália Ribeiro e ficará à frente do Instituto durante o quadriênio 2020-2024.

Eleito no final de novembro de 2019, por meio de consulta eleitoral à comunidade do IFPE, o reitor é estudante egresso da Instituição. Concluiu o curso de Eletrotécnica na então Escola Técnica Federal de Pernambuco e graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também fez mestrado em Sistemas de Potência. É docente do IFPE Garanhuns desde setembro de 2010. Em 2011, foi nomeado diretor-geral pró-tempore e, em 2015, eleito diretor-geral do Campus Garanhuns. Atualmente, tem atuado nas áreas de Ensino e Gestão, integra grupo de Pesquisa sobre Eficiência Energética e é membro do Conselho Superior do Instituto (Consup).

Segundo o novo reitor, a nomeação é resultado do processo democrático que contou com a participação de toda a comunidade do Instituto. “Recebo com alegria e elevada consciência da responsabilidade que está depositada em minhas mãos. Tenho muita consciência das dificuldades impostas pelo momento que vivemos, mas tenho também muita confiança na capacidade de trabalho e na dedicação de todos os que fazem o IFPE”, afirma José Carlos.

O reitor pontua ainda que sua gestão será pautada no cuidado com as pessoas e com o IFPE, de forma a promover uma integração que fortaleça cada vez mais a Instituição. “O objetivo maior será sempre ampliar a oferta de educação pública, gratuita e inclusiva”, completa o novo gestor.

Despedida – A ex-reitora Anália Ribeiro, que encerra sua gestão após quatro anos conduzindo os trabalhos do Instituto, ressalta que a nomeação de José Carlos de Sá é motivo de alegria para a Instituição. “Mesmo em meio à pandemia, com o isolamento e as restrições de mobilidade, posso dizer que estamos muito felizes com a publicação do decreto de nomeação”, destaca Anália.

Avaliando sua gestão à frente do Instituto, a gestora afirma que o sentimento é de gratidão por ter coordenado as políticas do IFPE. “Nós crescemos enquanto Instituição, eu cresci enquanto pessoa, e caminhamos na direção de uma educação melhor e de uma Instituição melhor. As dificuldades, claro, existiram, mas por meio do diálogo amplo, franco e aberto, ouvindo as pessoas e dando espaço às ideias, conseguimos grandes conquistas”, conclui a ex-reitora.

>> Confira o decreto de nomeação