Programa Autonomia e Renda Petrobras abre inscrições para cursos gratuitos no Instituto Federal de Pernambuco

Iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais, disponibilizará bolsas-auxílio mensais aos participantes

O Programa Autonomia e Renda (A&R) Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), está com inscrições abertas para cursos de capacitação profissional gratuitos. Foram disponibilizadas 184 vagas para os cursos de qualificação profissional de Auxiliar de Serviços Diversos, Almoxarife e Ajudante de Elétrica, divididas entre os campi: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho e Igarassu.

Os cursos serão presenciais e destinados a pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, priorizando grupos minorizados, tais como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgêneros, travestis, indígenas, quilombolas e refugiados.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsas-auxílio será de R$ 858 mensais.

Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade, acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais. Em algumas localidades, haverá um espaço infantil para que as crianças permaneçam enquanto as pessoas responsáveis por elas possam estudar.

O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, acredita que esta iniciativa representa um marco significativo para a instituição e para a sociedade pernambucana. “A parceria com a Petrobras fortalece nossa capacidade de proporcionar formação profissional e, ao mesmo tempo, de impulsionar o desenvolvimento social e econômico das comunidades. Esperamos que o Programa Autonomia e Renda seja um modelo de sucesso que possa ser replicado em outras experiências, em diferentes territórios e arranjos produtivos.”, avalia.

Para o coordenador do Programa no IFPE, James Radson da Silva Lima, “trata-se de grande iniciativa da Petrobras, que visa oportunizar e incluir as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mundo do trabalho, por meio da Educação, utilizando a grande experiência e qualidade peculiar dos Institutos Federais. Estamos trabalhando com muita dedicação e grandes expectativas de que vamos oferecer o melhor para capacitar essas pessoas que procuram dias melhores para suas famílias.”, destaca.

Inscrições e seleção – As inscrições para os cursos ofertados nos três campi podem ser realizadas do dia 10 ao dia 24 de setembro de 2024. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras e anexar os documentos. A inscrição é gratuita e a seleção ocorrerá por meio de sorteio público. A previsão é de que as aulas tenham início no dia 14 de outubro nos três campi.

Cursos com inscrições abertas – Ao todo, serão oferecidos três cursos, na modalidade de Qualificação Profissional, todos relacionados ao eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, mais especificamente às profissões relacionadas ao setor de Óleo e Gás. São eles:

•  Auxiliar de Serviços Diversos (60 vagas – noite) – Campus Abreu e Lima
  • Auxiliar de Serviços Diversos (60 vagas – noite) – Campus Cabo de Santo Agostinho
  • Almoxarife (30 vagas – tarde e noite) – Campus Igarassu
  • Ajudante de Elétrica (34 vagas – tarde e noite) – Campus Igarassu

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras – O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional.

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 130 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 30 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

“O Programa Autonomia e Renda tem por objetivo aumentar as chances de empregabilidade de quem mora próximo à Refinaria Abreu e Lima e a outras unidades de operação da Petrobras no Brasil e consiste na oferta de cursos de qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente. Com esse programa, queremos contribuir para um maior aproveitamento da mão de obra local no setor de óleo e gás, fomentar a indústria nacional e colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população. Afinal, o Brasil é a nossa energia e contribuir para o desenvolvimento local sempre fez parte da história da Petrobras.”, afirma o gerente-geral da Refinaria Abreu e Lima – Petrobras, Márcio Maia.

SERVIÇO:

Inscrições para Cursos Gratuitos Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFPE

Datas: De 10/09/2024 até o dia 23/09/2024

Sorteio Público Eletrônico: 26/09/2024

Matrículas: De 02/10/2024 a 08/10/2024, presenciais, no campus ofertante.

Local de oferta dos cursos:

Campus Abreu e Lima | Rua Jaguaribe, s/n, Alto Bela Vista, Abreu e Lima.

Campus Cabo de Santo Agostinho | Rua Sebastião Joventino S/N, Destilaria Central Presidente Vargas, Cabo de Santo Agostinho PE

Campus Igarassu | Rodovia BR-101 Norte, Km 29, s/nº, Engenho Ubu – CEP: 53659-899 – Igarassu/PE (Zona Rural)

Início das aulas: 14/10/2024

Edital: autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes.