Programa Autonomia e Renda Petrobras prorroga inscrições para cursos gratuitos no IFPE Campus Ipojuca

Iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais, disponibilizará bolsas-auxílio mensais aos participantes. Ao todo, são 161 vagas distribuídas em cinco cursos

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), prorrogou as inscrições até o dia 23 de outubro, para cursos de qualificação profissional gratuitos. No Campus Ipojuca do IFPE, são ofertadas 161 vagas para os cursos de Montador de Andaime; Ajudante de Instrumentação; Caldeireiro, Pintor Industrial; e Inspetor de Elétrica.

Os cursos serão presenciais, ofertados no período da manhã (das 7h45 às 12h), com exceção do curso de Caldeireiro, que ofertará vagas também no turno da tarde (das 12h45 às 17h).

O público prioritário são pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, priorizando grupos minorizados, tais como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgêneros, travestis, indígenas, quilombolas, refugiados.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais.

Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade, acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Inscrições e seleção

Para se inscrever, o candidato precisa ser maior de 18 anos, ter o ensino fundamental I completo (1° ao 5° ano) e morar nos municípios de abrangência da Petrobras (Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca).

As inscrições são gratuitas e feitas pelo formulário eletrônico disponível no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras (autonomiaerenda.com.br). É preciso anexar os documentos disponíveis no item 9.2 do Edital Nº119.

A inscrição é gratuita e a seleção ocorrerá por meio de sorteio público. As aulas terão início no dia 18 de novembro.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional.

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em caso de dúvidas, acesse o portal: autonomiaerenda.com.br

Leia o Edital na íntegra: autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes