Programa do IFPE democratiza o ensino do Francês

Programa Assistente de Francês possibilitou iniciação do Francês para comunidade externa e interna do IFPE.

Assistentes de francês no Brasil - 2023

Durante o ano de 2023, o Instituto Federal de Pernambuco ofertou, por meio do Programa Assistente de Francês, cursos livres de Francês para estudantes, servidores/as e demais integrantes da comunidade externa, em um total de 11 turmas.

Os cursos foram ofertados através dos programas Francês para a mobilidade (Franmobe), Francês para Militantes e Francês para Profissionais do Turismo (FOS Turismo), ministrados por Amandine Hubert, assistente de Francês ligada ao Departamento de Relações Internacionais. Por meio das turmas online via Google Meet, estudantes e servidores/as de todos os campi tiveram acesso ao estudo da língua estrangeira, assim como os 54 inscritos no curso de extensão realizado no Armazém do Campo, ação que possibilitou a iniciação do Francês e do seu ensino básico para a comunidade externa presencialmente na sede do Movimento dos Treabalhadores/as Sem Terra (MST) em Recife.

Ao final do Franmobe, 38 alunos foram aprovadas no primeiro ciclo, 17 no segundo e 8 alunos no ciclo 3. Já no programa Francês para Militantes, 17 alunos mostraram-se aptos ao ciclo 3 e 4 obtiveram a aprovação ao final do curso.