Notícias
Programa seleciona projetos de tecnologia para melhorar setor aéreo
Serão selecionadas cinco startups que apresentem soluções para desafios enfrentados pelos clientes nesse setor
A operadora de gestão aeroportuária Aena criou um programa de aceleração de startups, a Aena Ventures. Como primeira iniciativa, serão selecionadas cinco startups de qualquer parte do mundo que apresentem projetos com soluções para desafios atuais e futuros enfrentados pelo setor de transporte aéreo. Os grupos terão um financiamento de até 50 mil euros para a implementação das ideias.
A companhia procura iniciativas que permitam utilizar tecnologia, novos modelos de negócios em infraestrutura aeroportuária e desenvolvimento de sistemas inteligentes que possam melhorar a experiência do cliente.
O processo de aceleração contará com a mentoria de especialistas do setor aeroportuário que irão ajudar a orientar os projetos, além de apoio em instalações físicas e o financiamento no valor de 50 mil euros para a implementação das soluções desenvolvidas. Os grupos com mais destaque poderão, ainda, ter a oportunidade de firmar contrato com a Aena no valor de até 2 milhões de euros para o desenvolvimento e implantação do projeto em aeroportos selecionados.
Para participar, os projetos precisam se enquadrar em um dos cinco eixos propostos:
-
Agilidade nos procedimentos e viagens ao aeroporto
-
Experiência do passageiro
-
Comunicação com o passageiro
-
Sustentabilidade
-
Bagagem em geral
Os interessados em concorrer têm até o dia 14 de setembro para apresentar os projetos à Aena Ventures, que deverá iniciar o processo de aceleração ainda neste ano de 2020. Os grupos interessados podem se registrar através do site: www.aenaventures.com
Sobre a Aena Brasil – Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA.