Programa vai preparar estudantes da rede pública para oportunidades nos EUA

Inscrições podem ser feitas até 17/09. São ofertadas 15 vagas para Pernambuco

Estão abertas, até 17 de agosto, as inscrições para o programa Global Education Prep – GEPrep (Preparatório para uma Educação Global). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, a ABA Global Education e a rede EducationUSA, e vai selecionar estudantes provenientes de escolas públicas que estão no 9º ano do ensino fundamental, ou no 1º ou 2º anos do ensino médio, de baixa renda comprovada. Os alunos selecionados serão acompanhados pela equipe da ABA Global Education por três meses, e irão aprender aspectos essenciais para a vida, como inteligência sócio emocional, empatia, liderança e como se preparar para oportunidades educacionais nos Estados Unidos (E.U.A).

Com isso, o programa visa enfatizar o crescimento pessoal e profissional de estudantes das redes públicas de ensino através de sessões virtuais que promovem oportunidades educacionais e desenvolvimento pessoal. Além disso, no GEPrep os estudantes irão conhecer mais sobre o sistema de ensino americano, com foco na graduação, para que possam construir ao longo do ensino médio candidaturas competitivas para universidades americanas.

Estão sendo ofertadas um total de 60 vagas, distribuídas igualmente para quatro estados brasileiros: Alagoas (15 vagas), Ceará (15 vagas), Pernambuco (15 vagas) e Paraíba (15 vagas). O programa é totalmente gratuito e oferecerá grupo de WhatsApp; Google Classroom com materiais exclusivos, atividades e gravações de sessões; Google Folder para organizar suas atividades; sessões semanais em grupo, de setembro a novembro; orientação em grupo com um orientador EducationUSA e um Peer Buddy; e certificado de conclusão.

A metodologia usada no program conta com sessões dinâmicas, atividades individuais e em grupo, pareamento com estudantes (Buddy Mentors) que estão atualmente passando pelo processo de candidatura a universidades americanas e/ou que já estão em solo americano. Ao final do programa, cada estudante submeterá um projeto final direcionado a solucionar uma questão específica de sua comunidade. O GEPrep está previsto para iniciar em setembro deste ano.

As inscrições seguem abertas até o dia 17 de agosto e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível aqui, conforme documentação e critérios descritos no edital.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: projetosglobeducar@abaweb.org

Para mais informações, acesse aqui o edital.