Projeto do CHMD conquista aprovação em edital da Facepe

Proposta que pesquisa memórias da Educação Profissional receberá aporte de R$ 75 mil. Outros 4 projetos IFPE foram aprovados

O projeto do Centro de História, Memória e Documentação (CHMD) do IFPE foi aprovado no Edital Universal da FACEPE (Edital n° 18/2024), conforme resultado divulgado no último dia 06/09.

A proposta, intitulada “História e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil República: o Instituto Federal de Educação de Pernambuco e sua Trajetória”, coordenada pelo professor Dimas Brasileiro Veras, concorreu na Faixa C de grupos de jovens pesquisadores, destinada a equipes coordenadas por doutores com até oito anos de titulação. Nessa chamada estadual, que visa apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento, o projeto foi aprovado com nota 10, captando o recurso máximo disponível de R$ 75 mil.

De acordo com o professor Dimas, os bons resultados alcançados são fruto de mais de cinco anos de trabalho dedicado à investigação e preservação da história e do patrimônio cultural do IFPE e da educação profissional brasileira e pernambucana ao longo de 115 anos de existência. “Esse sucesso também se deve ao excelente trabalho desenvolvido pela equipe interdisciplinar e multiprofissional do CHMD, composta por professores, técnicos-administrativos e estudantes dos mais variados cursos e níveis de ensino, sob a coordenação das professoras Solange Lopes e Lêda Correia”, destacou o docente.

O projeto do CHMD foi o único na área de formação geral do IFPE a ser aprovado, no entanto, a instituição conseguiu a aprovação no mesmo edital de mais quatro projetos de outras áreas:

“Construção e validação de simulador para ensino da punção de veia jugular externa” (Coordenador: Nelson Miguel Galindo Neto)
“Utilização da termografia para auxiliar no diagnóstico e monitoramento inteligente da neuropatia periférica diabética” (Coordenadora: Kamila Fernanda Ferreira da Cunha Queiroz)
“Estudos de astronomia e difusão científica no Agreste de Pernambuco.” (Coordenador: Mário Antônio Alves Monteiro)
“Desenvolvimento e integração de sistemas de captura e conversão de CO2 em combustíveis ‘verdes’ através de processos eletroquímicos: avaliação experimental, modelagem computacional e estudo de viabilidade de instalação no estado de Pernambuco” (Coordenador: Frederico Duarte de Menezes)
“Esses projetos refletem o compromisso do IFPE com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, consolidando sua atuação em diversas áreas de conhecimento”, pontuou Dimas.

CHMD – O Centro de História, Memória e Documentação (CHMD) do IFPE  é um espaço criado desde 2019 para preservar e difundir a memória cultural e histórica da Educação Federal, Profissional e Tecnológica de Pernambuco, além de desenvolver pesquisas acadêmicas a partir do acervo histórico do campus composto por diferentes tipologias (documental, audiovisual, arquitetônico e iconográfico). O CHMD fica localizado no Campus Recife, em uma sala anexa à Biblioteca Joseph Mesel (1º andar do Bloco A).

Saiba mais sobre o CHMD