Projeto IRAS realiza live sobre ética em pesquisa com humanos

A transmissão acontecerá na próxima quinta (27), às 19 horas

O Projeto IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde) realizará, na próxima quinta-feira (27), uma live sobre ética em pesquisa com seres humanos. A transmissão acontecerá às 19 horas e terá a participação da enfermeira Patrícia Carvalho, doutora em Ciências da Saúde e professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), e da advogada Nycolle Araújo Soares, MBA em Direito Médico e Proteção Jurídica Aplicada à Saúde. A mediação será feita por Thays Angélica, professora do IFG.

Segundo Patrícia, o bate papo abordará questões sobre o surgimento da Bioética em pesquisa, casos históricos da necessidade do respeito aos princípios éticos em pesquisa com seres humanos, “até mesmo em estudos em que não há intervenções ou aparente ´risco´ aos participantes”, afirma a enfermeira. No meio científico, é uma temática já pacificada entre os pesquisadores da área de ciências biológicas e da saúde, mas há profissionais que ainda desconhecem os preceitos que norteiam o assunto, diz a professora, que acrescenta ainda: “Além disso, discutir a importância da ética em pesquisa que sustentam resultados confiáveis”, finaliza.

A ética em pesquisa com seres humanos é um tema que norteia todo tipo de estudo científico que envolve pessoas, nas diversas áreas do conhecimento, e não apenas na saúde. Uma das condições para o início de uma investigação científica que envolva pessoas, é a submissão a um Comitê de Ética em Pesquisa da instituição em que o estudo será aplicado. A regulamentação está prevista na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012).

A transmissão será realizada pelo Google Meet (meet.google.com/vrp-fcey-uks), com transmissão simultânea pelo canal do Projeto IRAS no Youtube. Haverá certificação aos participantes, com inscrição somente no momento da live.

Projeto IRAS

O Projeto IRAS é uma parceria do IFG com o Ministério da Saúde e conta com a participação de pesquisadores de outras instituições, como o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O principal objetivo do projeto é a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde, como pneumonia, infecção urinária, infecção em local cirúrgico etc. Para isso, será realizado monitoramento em 8 hospitais de Goiás e 12 de São Paulo durante os anos de 2020 e 2021, por meio de ferramenta digital para monitorar e realizar o controle de IRAS e de resistência bacteriana a antibióticos.

Esta ferramenta será integrada aos sistemas de gestão dos hospitais e laboratórios de análises clínicas, para realização de avaliação e discussão de casos, que subsidiará o Ministério da Saúde, secretarias e instituições de saúde na estruturação de programas de controle desses tipos de infecções.