Projeto Outras Palavras será lançado no IFPE

A iniciativa é uma parceria do Governo de Pernambuco, conduzida pela Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Pró-Reitoria de Extensão do Instituto

A comunidade acadêmica dos 16 campi do IFPE terá à disposição, a partir da próxima quinta-feira (7), 15 novos livros de escritores pernambucanos. Ao todo, serão 240 publicações, entre livros de contos, poesia, romance e narrativa de patrimônios culturais, que chegarão às bibliotecas instituto. A iniciativa faz parte do projeto Outras Palavras, ação do Governo de Pernambuco, conduzida pela Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Pró-Reitoria de Extensão do Instituto (Proext).

A solenidade de entrega das publicações acontece na quinta-feira (7), às 14h, no auditório do Campus Recife, e vai contar com uma programação cultural com destaque para a importância da literatura pernambucana na esfera do ensino profissional e tecnológico.

A programação – Os escritores Bruno Liberal e Delmo Montenegro, vencedores da primeira edição do Prêmio Pernambuco de Literatura falarão de seus processos de criação literária. O diálogo será mediado pela poetisa Cida Pedrosa. Já o mestre de coco Galo Preto, considerado patrimônio vivo de Pernambuco, apresentará canções e um pouco da sua trajetória.

O evento terá ainda uma performance cênica do grupo Arte em Movimento, ligado ao Núcleo de Arte e Cultura doCampus Recife, com registros em fotos e vídeos dos poemas do livro Rinoceronte Dromedário, de autoria de Helder Erick, além da exibição de um filme produzido por estudantes do projeto Cine Cabeça.

A nova edição do projeto Outras Palavras também será marcada pela abertura da exposição de livros pop up, produzidos por estudantes do 3º período do curso de Design Gráfico, sob a supervisão da professora Patrícia Arruda.

O projeto – Outras Palavras é uma ação continuada e estratégica da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria Estadual de Cultura. Em 2015, ano de seu lançamento, o projeto atingiu estudantes e professores de 120 Escolas Técnicas e de Referência da Região Metropolitana do Recife, com a entrega de 1.440 livros para as bibliotecas desses centros educacionais.

Confira a programação.