Propesq divulga comunicado à comunidade acadêmica

Orientação é voltada aos pesquisadores sobre continuidade de planos de atividades e projetos de pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) divulgou, nesta quarta-feira (18), comunicado voltado à comunidade acadêmica que atua na área de Pesquisa. Confirana íntegrao texto:

Diante da situação de suspensão das atividades acadêmicas motivada pela pandemia do Covid-19 e, considerando os Planos de Atividades e Projetos de Pesquisa em andamento, a Propesq informa:

1.       O cronograma de desenvolvimento das atividades de pesquisa dos atuais planos de atividades, regidos pelo Edital nº 02/2019/Propesq/IFPE, que vai até julho de 2020, não poderão ser alterados no momento, uma vez que os prazos também obedecem ao calendário anual do CNPq. Neste sentido, orientamos que aquelas pesquisas que não necessitam de atividades presenciais sigam de forma remota, a serem alinhadas entre orientadores e orientandos(as). Em relação às pesquisas que necessitarem de medidas ou outras realizações experimentais presenciais, sejam em laboratórios do IFPE, laboratórios externos ou em campo, orientamos cautela e responsabilidade, para evitar a exposição de estudantes e pesquisadores. No entanto, diante da realidade de pesquisas dessa natureza que não podem ter descontinuidade, seja porque envolvem o cultivo de plantas ou animais, ou experimentos que correm o risco de se perder, recomendamos que seja alinhado com os(as) gestores(as) de pesquisa dos campi um plano de execução das atividades, no sentido de garantir medidas de proteção dos envolvidos contra o contágio do coronavírus.

2.       A Propesq informa que, diante da gravidade dos fatos atuais, está sensível aos casos de projetos e planos de atividades que possivelmente necessitarão de tempo adicional para cumprimento dos cronogramas de execução, e que analisará caso a caso, para que pesquisadores(as) e estudantes não sejam prejudicados com inadimplências decorrentes de regulamentos internos do IFPE. Adicionalmente, informamos que já estamos em contato com as agências de fomento que temos financiamento de pesquisas (CNPq e FACEPE) para uma sensibilização conjunta e um plano de ações que esteja em sintonia com nossas decisões institucionais, em prol dos regulamentos diversos, mas também que considere as pessoas e as situações atípicas que estamos vivenciando.

Ademais, informamos que estamos em regime especial de trabalho na Propesq e que algumas ações da Pró-Reitoria foram suspensas por não se enquadrarem no critério de “atividades essenciais”. No entanto, em decisão conjunta entre o Colégio de Dirigentes, Gestores da Reitoria e equipe da Propesq, iremos manter de forma remota os trabalhos inadiáveis e indispensáveis aos funcionamentos da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE.