Propesq divulga editais de bolsas para estudantes cotistas

As submissões serão de 14 a 29 de fevereiro.

A Propesq lançou, nesta sexta-feira (09) uma chamada simplificada para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC AF), voltadas exclusivamente para estudantes negros.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), suplementou o número de bolsas concedido na Chamada 34/2022 para o PIBIC-AF. Nesse sentido, o IFPE foi uma das instituições escolhidas para participar desta parceria e recebeu o incremento de 10 bolsas para o programa. As bolsas, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) terão início no mês de março de 2024, com duração de 06 meses.

Estudantes negros, que ingressaram no IFPE pelo sistema de cotas e que estejam matriculados a partir do segundo período dos cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos) estão aptos a concorrer à bolsa. Já para os orientadores, de acordo com o CNPq, os requisitos mínimos são: ter título de doutorado e integrar, como membro ou coordenador, projeto de pesquisa vigente cadastrado na Propesq.

As submissões deverão ser realizadas exclusivamente no site workflow.ifpe.edu.br no período de 14 a 29 de fevereiro.  O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 07 de março.

A Propesq anuncia, também, que logo após o carnaval será lançado edital do programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA Facepe/IFPE), destinado aos estudantes dos dois primeiros períodos letivos dos cursos de graduação do IFPE e que são oriundos de escolas das redes públicas.

Para mais informações, confira:

CHAMADA PIBIC-AF

Chamada PIBIC AF – Anexo 1