Propesq divulga errata ao edital de IC&T

Prazo para submissão de propostas vai até o dia 17 de junho. Roda de conversas vai esclarecer duvidas no dia 31

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) do IFPE e o Comitê de Iniciação Científica publicaram, nesta segunda-feira (23), uma errata ao edital dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Técnico), Iniciação Científica nas ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIBITI Técnico) alterando o cronograma da seleção de propostas de pesquisa (Planos de Atividades) a serem desenvolvidas por estudantes dos cursos superiores e técnicos, presenciais e a distância, como bolsistas ou voluntários, durante o período 2022-2023.

As propostas passam agora a ser submetidas até o dia 17 de junho. O procedimento deve ser feito, exclusivamente, pelo pesquisador/orientador, de forma on-line pelo site: workflow.ifpe.edu.br . Para ser considerado elegível como pesquisador-orientador, é preciso ser servidor (docente ou técnico-administrativo) do quadro de pessoal permanente do IFPE e atender aos critérios descritos no edital.

O Plano de Atividades deverá seguir o novo template anexo ao edital e conter todos os elementos necessários para a sua análise e estar em consonância com o Projeto de Pesquisa do pesquisador/orientador cadastrado na PROPESQ, deixando claro que o plano se constitui como parte integrante do projeto de pesquisa. Cada Plano de Atividades deverá ser direcionado à execução por apenas um estudante, a ser posteriormente indicado.

A Propesq comunica que a metodologia deste edital, que não divulga previamente a cota de bolsas dos campi, mas sim um cadastro de reserva, cujas bolsas contempladas são divulgadas no resultado final, foi aprovada pelo Colégio de Dirigentes em 2018 e desde então vem sendo adotada por essa Pró-Reitoria.

A  pró-reitoria destaca ainda a importância de conhecimento do anexo da Instrução Normativa PROPESQ/REI/IFPE nº 2, de 11 de abril de 2022, que estabelece o Procedimento Operacional Padrão (POP) para análise dos critérios de enquadramento e elegibilidade das propostas submetidas aos editais para as seleções dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica e de Incentivo Acadêmico do IFPE.

RODA DE CONVERSA –  Será promovida no dia 31 de maio, das 10 às 12 horas, no Canal do IFPE no Youtube, uma roda de conversa virtual voltada para os pesquisadores da instituição sobre as ações de fomento à pesquisa em 2022.
A pauta do encontro trará esclarecimentos sobre os editais vigentes: Edital Propesq nº 03/2022 – Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBICTEC, PIBIC AF, PIBITI e PIBITI TEC) e Edital Propesq nº 04/2022 – Concessão de Bolsas e Auxílios a Pesquisadores do IFPE por meio da Seleção de Subprojetos de Pesquisa e Subprojetos de Inovação e sobre os editais previstos para 2022, tais como: Edital Enxoval Pesquisador, Edital Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão, e Edital Bolsa de Incentivo Acadêmico do segundo semestre.

ACESSE AQUI: