Propostas de cursos do IFPE são aprovadas pela CAPES

Propostas de cursos de Pesqueira e Vitória de Santo Antão foram aprovadas

Na última sexta-feira (15), foi divulgada a aprovação de duas propostas do IFPE para criação de cursos referentes ao edital nº 23/2023 do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR Equidade. O edital foi lançado em 2023 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o intuito de fomentar novos cursos superiores baseados na formação pedagógica inclusiva.

O curso de Pedagogia Intercultural Indígena, proposto pelo campus Pesqueira, será coordenado pela professora Thaysa Braide e tem como objetivo a formação de professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos.

Já o curso aprovado no campus Vitória foi o de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, que visa capacitar futuros profissionais para atuarem de maneira ética, competente e comprometida com a garantia dos direitos educacionais das pessoas com necessidades especiais e tem o professor Íkaro de Paula Santos envolvido no projeto.

A próxima etapa engloba seleção e matrícula dos alunos pelas instituições de ensino superior. A inclusão de novos cursos no e-MEC irá até o dia 31 de julho. As aulas têm previsão de início até 31 de agosto.

>>> Clique AQUI para mais informações.