Publicada obra resultante do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Livro traz 28 artigos sobre a formação pedagógica dos/as docentes

Já está disponível a obra “Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Experiências, Desafios e Oportunidades”, resultante de trabalhos desenvolvidos por docentes concluintes do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), ofertado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

A publicação engloba 28 artigos reflexivos sobre a formação pedagógica dos professores do IFPE. Com foco na educação profissional, científica e tecnológica, aborda temas como planejamento, intervenção pedagógica, tecnologias inovadoras e gestão. Além disso, a obra visa fortalecer a identidade docente ao refletir sobre as problemáticas enfrentadas pelos educadores, atendendo às demandas sociais e do mundo do trabalho.

A iniciativa vem a contribuir diretamente com a formação docente, pois esses Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentaram uma sistematização da reflexão teórico-prática, produzida a partir do olhar sobre a política e a ação docente na EPCT, especificamente na prática educativa desenvolvida no IFPE, permeando o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. Caracterizou-se como uma ação sistêmica do IFPE, envolvendo a DGPE, Propesq, Proden, DEaD e Proad.

Segundo a professora Drª Magadã Lira, coordenadora de Pós-Graduação do IFPE, a oferta do curso em EPCT pelo IFPE foi uma ação sistêmica de capacitação de extrema relevância institucional, visto que promoveu a formação pedagógica dos professores do Instituto, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente, na forma de pós-graduação lato sensu, em cumprimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução 02/2012 CNE/CEB), proporcionando reflexão crítica sobre a prática e atuação docente.

O curso iniciou em setembro de 2020 com período de integralização de 16 meses, ofertado na modalidade EaD com 100 vagas distribuídas em dois polos, Campus Recife e Campus Pesqueira. Os estudantes cursistas foram selecionados por meio de edital amplamente divulgado entre os 16 campi e EaD do IFPE.

Para acessar a obra, clique aqui.