Publicado edital para concessão de bolsas e auxílios a pesquisadores do IFPE

Propostas poderão ser submetidas no período de 06 a 20 de novembro

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda-feira (06), o edital para concessão de bolsas e auxílios a pesquisadores/as por meio da seleção de subprojetos de pesquisa e de inovação (Edital REI/IFPE Nº 43, autorizado pela Portaria nº 1.185/2023-GR). O objetivo é incentivar a produção científica, técnica e tecnológica dos/as pesquisadores/as e a produção voltada ao desenvolvimento tecnológico e de inovação, no âmbito dos projetos institucionais cadastrados e ativos na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq).

Poderão participar da chamada servidores/as (docentes e técnico/a-administrativos/as) que: sejam do quadro permanente do IFPE; não estarem afastados/as de suas atividades laborais durante o período de recebimento da bolsa e/ou do auxílio; coordenar ou integrar, obrigatoriamente, equipe de projeto de pesquisa ativo no Cadastro de Projetos de Pesquisa da Propesq do IFPE; estar orientando ou ter orientado estudante do IFPE de iniciação científica e tecnológica, bolsista ou voluntário/a, ou de pós-graduação do IFPE, de 2019 até o prazo final de submissões a este edital; não se encontrar inadimplente e/ou com pendências com os programas institucionais geridos pela Propesq no período de enquadramento deste edital, entre outros critérios.

Projetos de pesquisa submetidos à Propesq para fins de cadastro após a data de abertura do prazo de submissão das propostas a este edital não poderão participar desta chamada.

As propostas deverão ser submetidas de forma virtual pela plataforma Workflow, no período de 06 a 20 de novembro, conforme critérios descritos no edital.

BOLSAS – Serão ofertadas 10 Bolsas Pesquisa e 10 Bolsas Inovação aos/às pesquisadores/as contemplados/as, cujos valores mensais serão de R$ 1.500 para os/as pesquisadores/as com título de doutorado, e de R$ 1.400 para os/as pesquisadores/as com títulos de mestrado, tomando-se como referência os valores e cargas horárias previstos na Portaria nº 19, de 12 de abril de 2023, da Setec/MEC.

As Bolsas Pesquisa serão destinadas aos responsáveis pelos subprojetos de pesquisa aprovados/as neste certame, e as Bolsas Inovação serão destinadas aos responsáveis pelos subprojetos de inovação aprovados/as. Ambos os subprojetos devem estar em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil (agenda 2016-2030), apoiados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (ONU), disponíveis no link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

AUXÍLIOS – Será ofertado o quantitativo total máximo de 20 auxílios, sendo 10 Auxílios Pesquisa, com valor máximo de R$ 5.000,00 cada, para aplicação nos subprojetos de pesquisa aprovados, e 10 Auxílios Inovação, com valor máximo de R$ 6.000,00 cada, para aplicação nos subprojetos de inovação aprovados, a depender da dotação orçamentária dos recursos destinados à pesquisa e à inovação, da demanda e da análise de mérito dos subprojetos e dos planos de trabalho.

O pagamento das bolsas será realizado mediante depósito bancário em conta corrente individual, registrada em nome do/a beneficiário/a. Já o pagamento dos auxílios será realizado mediante depósito bancário em conta corrente individual, registrada em nome do/a beneficiário/a, via Cartão Pesquisador.

Para mais informações, acesse: