Reitor do IFPE participa de audiência pública sobre cortes no orçamento

Encontro convocado na Câmara dos Deputados pela deputada federal pernambucana, Marília Arraes, será na segunda (9), às 9h

O reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, participa de uma audiência pública convocada na Câmara dos Deputados pela  deputada federal pernambucana, Marília Arraes. O encontro, que tem como pauta debater os cortes no orçamento das instituições federais de ensino superior da região Nordeste, acontece de forma remota na próxima segunda-feira (9), a partir das 9h, e poderá ser acompanhada pelos canais oficiais da Câmara dos Deputados.

A deputada irá conduzir a atividade juntamente com a deputada Natália Bonavides, do Rio Grande do Norte.  O objetivo da audiência será analisar, discutir e divulgar de forma ampla os impactos econômicos e sociais provocados pelo sucateamento da educação na vida de nordestinos e brasileiros.

A Lei Orçamentária Anual de 2021 acarretou um corte de R$ 1 bilhão na Educação atingindo universidades e institutos federais espalhados por todo o Brasil. Para a deputada pernambucana, o acesso ao ensino superior é crucial para o desenvolvimento regional e social da população e a falta de investimentos na área gera um atraso preocupante. “Não há recursos para pagamentos de bolsas e da promoção das políticas de assistência estudantil, o que, consequentemente, aumenta a evasão escolar de alunos de baixa renda. Os cortes orçamentários, juntamente com os bloqueios, comprometem não só as pesquisas, as aulas e toda rotina acadêmica, como também o dia a dia das instituições“, afirma Marília.

Em relação a 2020, a redução orçamentária do IFPE em 2021 foi de 23,12%. Com esse corte foi necessário reduzir o quantitativo de postos de trabalho dos serviços terceirizados, impedir a contratação de serviços como limpeza e segurança nos campi que se encontram em fase final de construção de suas sedes definitivas, além de impossibilitar a atualização de laboratórios e de manutenção preventiva. Houve também uma redução expressiva na capacidade de destinação de recursos de custeio para Pesquisa e Extensão, desde o financiamento de bolsas até a aquisição de insumos.

Além do reitor do IFPE, também foram convidados para a audiência pública, os reitores da UFPE, UFRN, UFBA e IFRN, além de representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE).