Início do conteúdo

Reitor José Carlos de Sá é reconduzido ao cargo

Cerimônia realizada nesta sexta-feira, 27, marcou o início da gestão 2024-2028 do Reitor e de Diretores(as)-Gerais


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) realizou, nesta sexta-feira, 17, a cerimônia solene de recondução ao cargo do Magnífico Reitor José Carlos de Sá Junior e de posse e recondução dos(as) Diretores(as)-Gerais dos campi para o quadriênio 2024-2028. O evento aconteceu na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos.

Na mesa de honra tiveram acento, além do Reitor, George Braga, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Mariana Melo, Secretária da Mulher de Pernambuco, representando o Governo do Estado, Frederico Amâncio, Secretário de Educação de Recife, representando a Prefeitura, Luciana Tavares, Diretora-Geral do Campus Olinda, Lucas Dantas, Diretor-Geral do Campus Vitória de Santo Antão, Nelson Galindo, professor do Campus Pesqueira, Geisa Gomes, técnica-administrativa do Campus Ipojuca, e Lília de Souza, estudante do Campus Afogados da Ingazeira. Todas as pessoas que compuseram a mesa fizeram falas enfatizando a importância do momento para o fortalecimento da educação pública, e reforçaram a relevância da atuação do IFPE no estado de Pernambuco por meio de uma educação de reconhecida qualidade.

Em seu discurso, o Reitor abordou a relação da educação e do trabalho realizado pelo IFPE com temas contemporâneos, como as questões climáticas, o combate às desigualdades de gênero, de raça e de classe, assim como a todos os tipos de violência contra pessoas LGBTQIAPN+, mulheres, pretos(as), pardos(as), indígenas, pessoas com deficiência e em situação de rua. Dirigindo-se à banda do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Garanhuns, formada por estudantes e coordenada pelo professor Osman Santos Junior, que de forma brilhante interpretou diversos clássicos do cancioneiro popular brasileiro durante a cerimônia, o Reitor lembrou da necessidade de fomento e do fortalecimento de políticas públicas para a educação, a arte e a cultura. A qualidade do trabalho apresentado pelo grupo e a intensidade dos aplausos recebidos só reforçaram a ideia de que a arte, a cultura e a educação devem andar juntas e que guardam em si grande poder transformador.

José Carlos fez um apanhado da trajetória de sua primeira gestão, que teve seu início ainda durante a pandemia do coronavírus, mencionando entregas como a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a realização das obras dos campi, além da abertura de novos cursos e iniciativas inovadoras nas áreas de pesquisa, extensão e assistência estudantil. “Essas e outras realizações só foram possíveis graças ao esforço coletivo de gestores, servidores e parceiros que dedicaram tempo e energia para fazer do IFPE uma referência em educação e inclusão social”, concluiu.

“Para o ciclo que agora iniciamos, reafirmo o meu compromisso com o crescimento do IFPE e com a oferta de educação pública, de qualidade, socialmente referenciada (como ressalta nossa ex-reitora, Anália Ribeiro), através do fortalecimento do nosso ensino, da nossa pesquisa e da nossa extensão”, completou o Reitor, citando sua antecessora. A ex-Reitora Anália Ribeiro, que esteve à frente do IFPE de 2016 e 2020, foi a responsável pela transladação da samarra e do capelo, rito em que são colocadas peças de roupa brancas que representam o reitorado. O gesto simbólico de passagem aconteceu quatro anos depois da transição entre as duas gestões, já que, à época, a pandemia impediu a realização de evento presencial. A plateia, composta por estudantes, servidores(as), trabalhadores(as) terceirizados(as), autoridades públicas e outros membros da comunidade acadêmica do IFPE, pôde ao ver no gesto um exemplo da importância do rito democrático na instituição, que, a cada quatro anos tem a oportunidade de escolher seus(suas) gestores(as) por meio do voto.

Finalizando seu discurso, o Reitor parabenizou aos(às) Diretores(As)-Gerais, a quem deu posse. “Convido-os e convido-as para a construção de uma gestão pautada nos princípios da democracia, amplamente participativa e com profundo espírito de cooperação entre os campi. Conto com o apoio e o compromisso de cada um e de cada uma de vocês para construirmos um futuro ainda mais promissor para nossa instituição e colaborarmos para o nosso estado e para o nosso país”, disse José Carlos ao encerrar sua fala.

O Reitor

José Carlos de Sá Júnior foi reeleito como Reitor do IFPE para o quadriênio 2024-2028, em eleição ocorrida em novembro de 2023. Ele foi eleito pela primeira vez em 2019, e está à frente da instituição desde 13 de abril de 2020, data de publicação de sua portaria do Diário Oficial da União.

O gestor é estudante egresso da Instituição. Concluiu o curso de Eletrotécnica na então Escola Técnica Federal de Pernambuco e graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também fez mestrado em Sistemas de Potência. É docente do IFPE Garanhuns desde setembro de 2010. Em 2011, foi nomeado diretor-geral pró-tempore e, em 2015, eleito diretor-geral do Campus Garanhuns. Antes de assumir o cargo de reitor,  também atuou em trabalhos nas áreas de Ensino e Gestão, integrando grupo de Pesquisa sobre Eficiência Energética e como membro do Conselho Superior do Instituto (Consup).

Diretores(as)-Gerais

O evento reconduziu ao cargo sete Diretores(as)-Gerais dos campi do IFPE, reeleitos(as) na última eleição: Maria de Fátima Neves Cabral (campus Abreu e Lima), Andrea Ferreira Dacal (campus Afogados da Ingazeira), Daniel Costa Assunção (campus Cabo de Santo Agostinho), José Roberto Amaral Nascimento (campus Garanhuns), Luciana dos Santos Tavares (campus Olinda), Diogo Lopes da Silva (campus Palmares), e George Alberto Gaudêncio de Melo (campus Paulista).

Outros(as) nove Diretores(as)-Gerais foram eleitos(as) para seu primeiro mandato: Caetano Cláudio Pereira Júnior (campus Barreiros), Carlos Alberto Brasiliano Campos (campus Belo Jardim), Diniz Ramos de Lima Júnior (campus Caruaru), Lincoln Tavares dos Santos (campus Igarassu), Victor da Costa Wanderley (campus Ipojuca), Francisco do Nascimento Junior (campus Jaboatão dos Guararapes), Fabiana Júlia de Araújo Tenório (campus Pesqueira), Fábio Nicácio Barbosa de Souza (campus Recife), e Luís Lucas Dantas da Silva (campus Vitória de Santo Antão).

 

Fim do conteúdo