Início do conteúdo

Reitora assina Acordo de Cooperação para projetos de eficiência energética

Acordo prevê elaboração de projetos para os campi Afogados da Ingazeira, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira


A Reitora do Instituto Federal de Pernambuco, Anália Ribeiro, assinou, terça-feira (05), um Acordo de Cooperação Técnica entre o IFPE e a empresa 3E Engenharia para a elaboração dos projetos de eficiência energética dos campi Afogados da Ingazeira, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira. Os projetos serão submetidos à Chama Pública 002/2019 da Companhia Energética de Pernambuco – Celpe, que tem como objetivo apoiar iniciativas de eficiência energética no uso final de energia elétrica que visam o combate ao desperdício de energia elétrica.

O acordo prevê que a 3E realizará os pré-diagnósticos dos 4 campi citados, construindo para cada um deles um projeto específico de instalação ou ampliação de usinas fotovoltaicas, dedicadas à geração de energia solar. Depois de finalizados, os projetos serão submetidos à chamada e, caso aprovados, terão parte pré-estabelecida dos recursos destinados ao pagamento da empresa. A 3E Engenharia concorreu e foi vencedora da Chamada Pública 05/2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – Propesq, que tinha como objetivo selecionar a empresa executora.

Para a Reitora do IFPE, a celebração do acordo é mais um passo de um intenso trabalho coletivo. “Quando nos empenhamos em um trabalho, realizando cada etapa com dedicação, o resultado tende a ser o melhor possível. Este esforço coletivo entre a Propesq e os campi envolvidos pode resultar em uma economia de até R$ 400 mil para cada campus, considerando apenas os custos com a instalação das usinas”. Anália explicou, ainda, que os demais campi serão contemplados com projetos de eficiência energética nos próximos editais lançados pela Celpe, uma vez que a Chamada Pública do IFPE tem validade de um ano, prorrogável por mais um.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro observa um ganho duplo para a instituição. “As usinas fotovoltaicas não serão importantes apenas administrativamente, reduzindo os custos com fornecimento de energia. Há também um potencial de utilização das estruturas com a realização de pesquisas na área de energias renováveis”. Já para Lusiana Soares, representante da 3E Engenharia, a parceria com o IFPE é motivo de orgulho. “Ficamos felizes e orgulhosos com a parceria firmada. É um prazer fazer parte dessa equipe e ajudar o IFPE a realizar este sonho”.

Fim do conteúdo