Renovada parceria das fundações de apoio Fade e Facto com IFPE

Apoio possibilita que o IFPE receba financiamentos. Em 2020, foram captados R$ 1,3 milhão

As fundações de apoio ao Desenvolvimento e Tecnologia (Facto), vinculada ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), e a de Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE) renovaram o credenciamento do IFPE. A renovação possibilita, entre outros benefícios, que a instituição possa receber financiamentos de organizações privadas para projetos e ações de pesquisa, ensino e extensão.

A medida também permite que o Instituto possa concorrer a editais de fomento que incluem, entre as exigências, a atuação de uma Fundação de Apoio. “As renovações com as duas fundações possibilitarão que o IFPE continue a realizar projetos com empresas públicas e privadas, visando maximizar seu impacto para com a sociedade nos eixos de ensino, pesquisa, inovação e extensão”, comemora o assessor de Relações com Fundações de Apoio, Filipe Andrade.

Somente em 2020, o IFPE arrecadou R$ 1,3 milhão para o desenvolvimento de diferentes projetos. Um deles é o “Academia & Futebol”, um programa do Ministério da Cidadania que fomenta a vivência, a produção, a difusão de conhecimentos e formação continuada de profissionais relacionados ao futebol e suas derivações. A lista de todos os projetos realizados pode ser consultada no site da Assessoria.

A própria criação da Assessoria de Relações com Fundações de Apoio, recentemente implantada pela Reitoria do IFPE, é uma estratégia para consolidar o desenvolvimento de parcerias. “Temos muitos projetos em prospecção. Muitos deles relacionados ao eixo de capacitação, em parceria com prefeituras”, revela.

A atuação da Assessoria tem como principal objetivo consolidar e ampliar o impacto do desenvolvimento de projetos realizados por meio das fundações. “Auxiliamos os servidores, docentes e administrativos, a compreenderem melhor a relação do IFPE com essas fundações e patrocinadores públicos e privados”, esclarece.

As renovações da Facto e Fade foram aprovadas em ata de reunião. A portaria da Fade já foi publicada e a da Facto ocorrerá nos próximos dias.