Notícias
Retratos do Trabalho capacita microempreendedoras de Olinda em fotografia para negócios
Com foco no uso do celular como ferramenta de divulgação nas redes sociais, Curso de extensão é fruto da parceria entre IFPE Olinda, Sala do Empreendedor e Prefeitura de Olinda
O Campus Olinda do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) está promovendo o curso de extensão Retratos do Trabalho – Fotografia de produto como ferramenta de visibilidade para microempreendedores, voltado a empreendedoras locais que utilizam principalmente o Instagram como vitrine de vendas. A iniciativa é resultado da parceria entre o IFPE Olinda, a Sala do Empreendedor e a Prefeitura Municipal.
Com carga horária de 21 horas, distribuídas em seis encontros, o curso aborda desde a história e a cultura visual até fundamentos técnicos de fotografia, iluminação, ambientação, identidade visual, estratégias de comunicação e pós-processamento. O diferencial é a ênfase em dispositivos móveis, como celulares e tablets, mais acessíveis à realidade das participantes.
De acordo com o professor Eduardo Gomes, coordenador da Divisão de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPE Olinda e responsável pelas aulas, a proposta é aproximar a fotografia do cotidiano das empreendedoras. Ele explica que “mais do que ensinar a tirar fotos bonitas, o curso busca provocar uma reflexão sobre a imagem como linguagem, capaz de comunicar e transmitir valor. Por isso, trabalhamos com equipamentos acessíveis, que já fazem parte da realidade de todo mundo”. As alunas foram selecionadas pela Sala do Empreendedor e, segundo ele, “a proposta é melhorar a comunicação visual de cada empreendimento”.
Entre as participantes, Luciana Oliveira, que produz joias artesanais com técnicas ancestrais e bordado, ressalta que espera não só aprender, mas colocar em prática o que vê nas aulas, pois considera essencial vender por meio da imagem. “Quero fotografar, postar no Instagram e que o cliente compre. Hoje, o Instagram e as feiras são meus principais canais de venda”, diz.
A artesã Agatha Dutra, da marca GataGarota.br, conta que já sente diferença em suas produções. Para ela, o curso é “muito libertador e curioso, porque desde a história da fotografia entendemos de onde veio. Já estou fazendo fotos melhores e postando de forma diferente, inclusive com efeitos. Aqui é prática e execução, e isso está transformando o meu olhar”.
Já a confeiteira Aline Barbosa vê no aprendizado técnico uma oportunidade direta de ampliar suas vendas. “Quero aprender as técnicas aplicadas na prática, com o celular. Preciso de uma boa qualidade de imagem para melhorar as vendas, já que vendo mais pelo Instagram”, afirma.
Além de fortalecer os pequenos negócios, a iniciativa consolida a presença do IFPE no território ao lado da Sala do Empreendedor. Para Eduardo Gomes, a parceria amplia a capacidade de atuação da instituição ao unir formação, inovação e extensão, fortalecendo o vínculo com os arranjos produtivos locais e gerando impactos concretos tanto na vida das pessoas quanto no desenvolvimento de Olinda.