Início do conteúdo

Revista Cientec retoma publicações com volume comemorativo após seis anos de hiato

Edição marca nova fase da mais antiga revista científica do IFPE, reunindo produções de diversas áreas e instituições


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) e a Direção de Pesquisa do IFPE anunciaram, nesta terça-feira (1º), o lançamento do volume 11 da Revista Cientec. Após um intervalo de seis anos sem edições inéditas, a publicação retorna em formato comemorativo, marcando o reinício das atividades do mais antigo periódico científico da instituição.

Segundo a Pró-Reitora Gabriela Lins Falcão, a retomada só foi possível graças ao empenho coletivo da equipe da Propesq, ao trabalho da nova editoria e à colaboração de servidores e servidoras de diferentes áreas do conhecimento, que atuaram como revisores(as), bibliotecários(as) e avaliadores(as). “Foi um esforço coletivo e colaborativo para viabilizar o retorno desse importante espaço virtual de socialização do conhecimento e de estímulo à ciência, à tecnologia e à inovação”, destacou.

O Diretor de Pesquisa, professor Flavio Albuquerque, enfatizou o papel histórico da Cientec como veículo de divulgação científica relevante, não apenas para a comunidade acadêmica interna do IFPE, mas também para pesquisadores de outras instituições em diferentes estados do país.

A nova edição traz artigos de diversas áreas e instituições, iniciando a publicação dos mais de 100 trabalhos submetidos à revista desde 2019. Esses manuscritos foram revisitados pelos autores para atualização de dados e referências, e vão compor as duas edições previstas para o ano de 2025.

De acordo com o editor-chefe da Cientec, professor Daniel Penalva, a expectativa é abrir um novo chamamento para submissões no início de 2026, dando continuidade à fase de reestruturação e regularização do periódico.

>>>Acesse o volume 11 da Revista Cientec:
https://revistas.ifpe.edu.br/cientec/issue/view/28 

 

Fim do conteúdo