Sai resultado da 1ª etapa da seleção de Agentes Territoriais de Cultura no Nordeste

Interposição de recursos pode ser feita até 17 de julho

Foi publicado o resultado preliminar da primeira etapa de seleção do edital de Agentes Territoriais de Cultura. Nesta fase, foram analisadas a atuação cultural de todas as pessoas que se inscreveram para concorrer. A lista referente à Região Nordeste está disponível na página do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, parceiro do Ministério da Cultura (MinC) na implementação da estratégia dos Agentes Territoriais de Cultura.

Clique aqui para acessar a lista da Região Nordeste

A seleção de 175 pessoas para atuarem como Agentes Territoriais de Cultura faz parte da estratégia de implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), pensado para levar políticas públicas culturais a todos os territórios brasileiros – de periferias urbanas a comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas. O objetivo é fortalecer a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas culturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Atividades

De acordo com informações da Diretoria de Articulação e Governança (DAG) da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), o objetivo é selecionar pessoas físicas com conhecimento sobre as dinâmicas culturais de suas comunidades. Cada agente selecionado vai receber formação continuada, por meio de cursos exclusivos que serão oferecidos pelos Institutos Federais, e realizar atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social dentro de seus territórios.

As pessoas selecionadas também vão receber uma bolsa mensal de R$ 1.200, além de um auxílio de inclusão digital de R$ 25 por mês, pelo período que durar o termo de colaboração (12 meses prorrogáveis por igual período). Vão ganhar ainda um auxílio de R$ 1 mil, pago em parcela única, para garantir acesso a equipamentos eletrônicos, como aparelho de telefone celular.

>> Acesse o Resultado Preliminar da Região Nordeste

Fonte: MinC