Início do conteúdo

Seminários de Agroecologia e de Educação do Campo do IFPE terminam reafirmando compromisso com uma ciência transformadora

Encerramento foi feito com leitura da carta-compromisso do evento. Próxima edição será em maio de 2026, no Campus Caruaru


 

O 8º Seminário de Agroecologia e o 7º Seminário de Educação do Campo do IFPE foram encerrados na última quinta-feira (08), no Campus Barreiros, após três dias de programação com mesas-redondas, exposições, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos e feira cultural e agroecológica. Em 2025 o tema central foi “Agroecologia e Educação do Campo: fortalecendo territórios frente às mudanças climáticas”.

A maioria das atividades se concentrou no Campus Barreiros, mas aconteceram também oficinas e minicursos em escolas públicas, áreas de quilombos, aldeias indígenas e assentamentos rurais dos municípios de São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Pesqueira e Barreiros.

Com um público de 2.600 pessoas, o evento reuniu estudantes, pesquisadores/as, educadores/as do campo e lideranças de movimentos sociais camponeses em um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências. Servidores/as e estudantes vindos/as dos 16 campi do IFPE estiveram presentes no evento.

“Nunca foi tão necessário a AGROECOLOGIA enquanto ciência transformadora para nos fazer enxergar o óbvio, a VIDA”, diz um trecho da Carta de Barreiros, documento síntese do evento, lido e aprovado pelos participantes durante a mesa de encerramento.

“Em um país de desigualdades sociais, a AGROECOLOGIA contribui de forma multidisciplinar para a busca de soluções para a fome, o racismo, às desigualdades de gênero e aos desafios climáticos que perpassam qualquer tipo de razoabilidade e racionalidade”, continua o documento.

André Gonçalves, coordenador da Extensão com os Povos do Campo do IFPE, fez uma avaliação do evento e de sua importância para o Instituto. “A avaliação é extremamente positiva com uma participação muito extensa de estudantes, povos do campo. Esse é um evento extremamente exitoso, principalmente por trabalhar uma pauta, que vai na contramão do que quer o capital, uma pauta em defesa da educação do campo, em defesa da agroecologia é o maior evento deste gênero promovido por instituições federais de ensino no país, extremamente importante para a gente fortalecer a agroecologia e a educação do campo”, destacou.

Os Seminários são uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e da Coordenação de Extensão com os Povos do Campo do IFPE, em parceria com um conjunto de sindicatos, redes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais do campo. A próxima edição vai acontecer em maio de 2026, no IFPE Campus Caruaru.

 

Leia na íntegra a Carta de Barreiros 

Confira imagens da cobertura dos eventos

Emissão de Certificados (até 15 dias após o evento)

Fim do conteúdo