Início do conteúdo

Servidor/a, saiba mais sobre o SIASS IFPE e como solicitar atendimento

A unidade conta com atendimento nas áreas de Nutrição, Psicologia, Serviço Social e os setores de Perícias Médicas e Segurança do Trabalho e Ergonomia


O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – SIASS foi instituído pelo decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009, do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), atual Ministério da Economia, e tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial médica e odontológica e promoção, prevenção e acompanhamento da saúde e da segurança do trabalho.

A unidade SIASS IFPE foi instituída em julho de 2015 e conta com uma equipe multiprofissional nas áreas de Nutrição, Psicologia, Serviço Social e os setores de Perícias Médicas e Segurança do Trabalho e Ergonomia.

Confira abaixo o que faz cada área/setor e como solicitar atendimento:

 

Equipe Multiprofissional

A Equipe Multiprofissional é composta por um conjunto de servidores/as com formação em diversas áreas do conhecimento, responsáveis pelo desenvolvimento de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, segurança do trabalho e atividades administrativas no âmbito da Unidade SIASS.

Todos/as os/as profissionais da área de saúde do/a servidor/a e segurança do trabalho poderão contribuir para a avaliação pericial com pareceres técnicos específicos de sua área de atuação, compondo a equipe multiprofissional específica em suporte à perícia oficial em saúde.

 

  • Nutrição

Realiza ações nos setores para trabalhar temas específicos. Realiza atividades em grupo com temas relacionados à alimentação e nutrição. Realiza atendimento nutricional individualizado (online ou presencial) com foco no hábito alimentar saudável, que pode ser solicitado através do e-mail: nutricao.siass@reitoria.ifpe.edu.br

 

  • Psicologia

Pode realizar intervenção em setores para trabalhar temas específicos com grupos de servidores/as, a depender da demanda institucional. Realiza acolhimento psicológico individual (online ou presencial), que pode ser solicitado através do e-mail: psicossocial.siass@reitoria.ifpe.edu.br

 

  • Serviço Social

Realiza prioritariamente escuta qualificada e acompanhamento dos/as servidores/as com processos relacionados à Junta Oficial em Saúde e orientação em relação aos direitos referentes às questões da própria saúde, ou de pessoa da família.

O serviço social do SIASS articula a rede de apoio, serviços socioassistenciais e recursos de saúde em conformidade com as especificidades da situação apresentada. O atendimento (online ou presencial), pode ser demandando através do e-mail: psicossocial.siass@reitoria.ifpe.edu.br

 

  • Equipe Psicossocial

Equipe formada pela assistente social e psicólogas do SIASS. Realiza atendimentos psicossociais, acompanhamento dos/as servidores/as com processos encaminhados à Junta Oficial em Saúde, orientação em relação aos direitos referentes às questões da própria saúde, ou  de pessoa da família. Realiza intervenção junto às chefias para tratar de assuntos relacionados aos/às servidores/as que demandam atenção psicossocial.

O atendimento (online ou presencial), pode ser demandando via processo SEI ou sistema SIAPE/ saúde.

 

  • Setor de Perícias Médicas – SEPEM

Realiza principalmente as homologações dos atestados médicos, por meio dos registros administrativos (afastamentos de até 14 dias, considerando o acumulado nos últimos 12 meses) ou das perícias.

Também faz o exame admissional de novos/as servidores/as, bem como, perícias dos processos que requerem a avaliação do estado de saúde do/a servidor/a ou de seus dependentes, tais como: solicitação de horário especial ou remoção, avaliação da capacidade laborativa por recomendação superior, entre outras.

O atendimento, pode ser demandando através do SouGov (atestados); SEI endereçado ao SEPEM/REI (Processos); do e-mail: siass@reitoria.ifpe.edu.br; e do whatsapp (81) 98193-5885.

 

  • Setor de Segurança do Trabalho e Ergonomia – SEST

O Setor de Segurança do Trabalho e Ergonomia – SEST, no Serviço Público Federal, é composto por engenheiros/as de Segurança do Trabalho e técnicos/as em Segurança do Trabalho e está integrado à estrutura da Equipe Multiprofissional do SIASS, subordinado à DGPE da Reitoria do IFPE. Dentre as principais atividades realizadas pela equipe SEST estão: a elaboração de documentos técnicos, análise e avaliação dos ambientes laborais, treinamento de servidores/as, promoção à saúde e segurança do trabalho e assessoria nos assuntos relacionados à segurança do trabalho.

O atendimento (online ou presencial), pode ser demandando através do e-mail: sestsiass@reitoria.ifpe.edu.br

 

Fim do conteúdo