Início do conteúdo

Servidores/as do IFPE concluem curso sobre Inteligência Artificial nos processos administrativos e na rotina de assessoramento

Capacitação aconteceu entre os dias 09 e 10 de outubro, e reuniu servidores/as de diversos campi


Servidores e servidoras do IFPE concluíram, nesta quinta (10), o minicurso intitulado “Admin Tech: Inteligência Artificial nos processos administrativos e na rotina de assessoramento”, que aconteceu no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), entre os dias 09 e 10 de outubro.

A capacitação foi ministrada pelo Professor Marcelo Porte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e teve como público-alvo assessores/as, secretários/as-executivos/as, técnicos/as em secretariado, chefes de gabinete e servidores/as do IFPE que prestam apoio administrativo e demais servidores/as interessados/as na temática.

De acordo com a DGPE, a iniciativa levou em conta uma das necessidades atuais apresentadas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), que é a formação de pessoas com vistas à modernização do serviço público e, além disso, foi pensada em alusão ao dia 30 de setembro, em que se comemorou o Dia do Profissional de Secretariado Executivo.

Thiago Ribas, chefe do Departamento de Planejamento e Controle do Campus Recife, foi um dos participantes. De acordo com ele, o curso proporcionou uma visão clara e acessível de como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada nas rotinas administrativas no setor público, demonstrando de forma prática como ferramentas de automação podem otimizar processos e aumentar a eficiência no dia a dia. “A experiência foi enriquecedora e me preparou para entender melhor o potencial da IA, além de aplicar ferramentas estratégicas no ambiente de trabalho, contribuindo diretamente para maior produtividade e eficiência nas atividades diárias”, destacou o servidor.

Fabíola Freire, secretária executiva do Gabinete da Reitoria, também participou da capacitação, e ressalta: “O uso da IA está cada vez mais presente em nosso cotidiano e não há como voltar atrás. Muitas vezes, despendemos bastante tempo em tarefas repetitivas e engessadas, as quais poderiam ser executadas com eficiência pela IA, e com isso mudarmos nosso foco para outras ações. Parabenizo ao IFPE por essa ação formativa e ao professor Marcelo Porte que trouxe não apenas teorias sobre a temática, mas também exercitou conosco, nos ajudando a ressignificar pré-conceitos”.

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo