Servidores do IFPE podem acessar conteúdo da Rede CAFe

Serviço reúne base de dados de instituições de ensino e pesquisa de todo o país, vinculadas a RNP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) é o mais novo membro da Comunidade Acadêmica Federada, ou Rede CAFe. O serviço reúne bases de dados de instituições de ensino e pesquisas de todo o país, vinculadas a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e permite o acesso remoto dos usuários cadastrados a todo o acervo.

Com a Rede CAFe, é possível possível consultar diversos serviços, como o Portal de Periódicos da Capes, o FileSendRNP, o Vídeo@RNP, o Global Environment for Network Innovation, entre outras plataformas associadas. “O ingresso na Rede Café garante à comunidade acadêmica do IFPE o acesso remoto a todos os jornais e revistas vinculados a Capes, sem a necessidade de utilizar obrigatoriamente a rede do IFPE, facilitando o trabalho dos pesquisadores”, avalia o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro.

No IFPE, o conteúdo já está aberto a todos os servidores, tanto docentes como técnicos-administrativos. Basta realizar o cadastro no site acesso.ifpe.edu.br, seguindo o passo a passo disponível no Manual. Já os estudantes terão acesso liberado em breve.

“Tivemos que fazer um trabalho de reestruturação do servidor para criar uma base única de autenticação que permitirá acessar tanto os serviços disponibilizados pela RNP como os sistemas desenvolvidos internamente no IFPE”, explica o Diretor de Tecnologias Educacionais do IFPE, Henrique Santos.

=> Consulte o Manual de Acesso a Rede CAFe