Início do conteúdo

SIASS lança Programa Acolher

Iniciativa objetiva dar suporte a servidores/as que possuem dependentes com Autismo


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é referenciado em 02 de abril. Em alusão à data, o SIASS lança neste mês o Programa Acolher, que tem como objetivo acompanhar os/as servidores/as diante das suas necessidades enquanto trabalhadores/as e cuidadores/as as de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O Programa surgiu devido ao aumento do número de diagnósticos de TEA e pela necessidade de orientar as famílias a compreenderem melhor as necessidades da criança e do adolescente com esse diagnóstico, proporcionando um espaço de troca de experiências, fortalecimento e empoderamento. 

De acordo com Alaíde Cavalcanti, assistente social do SIASS, ao trazer a proposta do “mais informação, menos preconceito”, a campanha define bem a importância do Acolher tanto no que diz respeito à comunidade do IFPE como no âmbito social, uma vez que o programa se propõe a fortalecer o debate sobre a neurodiversidade, promovendo assim a inclusão das pessoas com TEA.

Entre as ações previstas, estão a campanha de conscientização sobre a temática; orientação em relação ao processo de redução de carga horária para o acompanhamento das terapias, nos casos em que se couber; orientação em relação aos direitos sociais dos/as servidores/as; e acolhimento dos filhos e filhas dos/as servidores/as nas juntas e perícias médicas.

Além disso, serão realizadas reuniões mediadas pela equipe de Serviço Social do SIASS. Esses encontros ocorrerão bimensalmente, tanto de forma presencial como remota, para possibilitar a participação dos/as servidores/as de todos os campi do IFPE.

E para dar início às atividades, o Programa Acolher promoverá a primeira roda de conversa no dia 19/04, às 9h, no miniauditório do Campus Recife. As inscrições são feitas de forma virtual, pelo formulário eletrônico disponível aqui. No decorrer do ano, outras ações do programa serão divulgadas pelo SIASS.

Fim do conteúdo