Sistemas de Bibliotecas do Consórcio Pernambucano Universitas promovem reunião

IFPE integrou encontro que discutiu medidas a serem adotadas no retorno das atividades presenciais acadêmicas e administrativas

A Coordenação do Sistema de Bibliotecas do IFPE (SIBI) participou de reunião, na última sexta-feira (22), com as Diretorias dos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo do encontro foi discutir as medidas a serem adotadas para prevenir, minimizar e eliminar riscos decorrentes da pandemia da COVID-19 quando retornarem as atividades presenciais acadêmicas e administrativas.

O encontro faz parte dos esforços das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Universitas. As pró-reitorias de Ensino dos Institutos Federais e de Graduação vêm acompanhando e apoiando ações junto aos sistemas de bibliotecas para adequar as instituições no momento de retomada dos calendários acadêmicos.

No IFPE, várias reuniões vêm sendo realizadas entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proden) e o SIBI com a finalidade de adequar as bibliotecas a essa nova realidade. A Proden tem articulado junto ao Comitê de Crise o desenvolvimento de ações do plano de contingência da Instituição.

A reunião entre os representantes dos Sistemas de Bibliotecas teve tamcomo pauta o protocolo de recepção da comunidade acadêmica nas unidades do sistema, com intuito de prevenir a contaminação e a transmissão da Covid-19, através de medidas institucionais e comportamentais, que reforçam o compromisso com a manutenção e preservação da integridade da saúde pública e do bem-estar da sociedade.

Outro ponto abordado na ocasião, foi o plano de contingência que deverá respeitar as particularidades de cada instituição/campi, em consonância com as orientações gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos Ministérios da Saúde e da Educação e do Governo de Pernambuco.