Início do conteúdo

Vem aí o V Seminário de Agroecologia e o IV Seminário de Educação do Campo

Eventos acontecem entre os dias 23 e 27 de maio. Inscrições já estão abertas


Entre os dias 23 e 27 de maio, o IFPE promove o V Seminário de Agroecologia e o IV Seminário de Educação do Campo, que nesta edição discutirão a temática “Educação do Campo e Agroecologia: resistência e caminhos para a construção de um projeto popular”. Os eventos são organizados pela Coordenação de Extensão dos Povos do Campo, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proext), e acontecem de forma híbrida (virtual e presencial) e gratuita, e são abertos ao público em geral.

No formato presencial serão realizadas: a mesa de abertura (23/05) “Juventude Camponesa e Agroecologia: protagonismo da juventude nas relações sociais do campo” e o Cine Resistência, realizados no Centro Paulo Freire, no Assentamento de Normandia-Caruaru; e a mesa de fechamento (27/05) “Educação do Campo e a Contra reforma do ensino médio: caminhos de resistência e esperança”, no Armazém do Campo, no Centro do Recife; além de oficinas presenciais em comunidade rurais espalhadas por Pernambuco. Os momentos presenciais serão realizados em espaços abertos, com capacidade máxima de 150 pessoas, obedecendo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Governo Federal. Essas mesas presenciais serão também transmitidas pelo Canal Oficial do IFPE no Youtube, assim como todas as atividades virtuais do evento (mesas de debate, apresentações de trabalho, oficinas virtuais e outros).

As inscrições são abertas a qualquer público, e podem ser realizadas até momentos antes dos eventos. Além da inscrição como participante, é possível submeter trabalhos em diversas áreas temáticas, que estão divididos em três modalidades: trabalhos científicos, relatos de experiências técnicas e relatos de experiências populares”. Poderá ser realizada uma submissão por participante, até o dia 30 de abril. Também está aberta a submissão de propostas de oficinas virtuais por movimentos sociais, grupos de pesquisa, grupos de estudos e coletivos que queiram debater ou dividir experiências e metodologias de trabalho ligados ao tema dos seminários. As inscrições das oficinas podem ser realizadas até o dia 25 de abril, por meio de formulário eletrônico disponível aqui. As oficinas serão selecionadas pela comissão de organização e farão parte da programação oficial dos eventos.

Os seminários contarão com a presença de nomes de referência da Agroecologia e Educação do Campo, tais como: Irene Cardoso(ABA,UFV), Jaime Amorim (MST), João Pedro Stédille (MST), Ramon De Oliveira (UFPE), Michela Calaça (MMC), Ricardo Barros (IFPE), Ana Paula Da Silva (MMTR) e Kleber Xukurú (Povo Xukurú).

De acordo com a Coordenação de Extensão dos Povos do Campo, o objetivo é construir junto com os movimentos sociais espaços de debate e de construção de alternativas para os desafios enfrentados pelos povos do campo, das florestas e das águas a partir do campo teórico e prático da Agroecologia e da Educação do Campo. Realizado desde 2018, os eventos são pensados e promovidos em parceria com diferentes entidades e movimentos sociais, reunindo pesquisadores, assentados, indígenas, quilombolas, professores, pescadores, extensionistas rurais, posseiros, agricultores familiares, trabalhadores rurais e demais interessados pelas temáticas abordadas.

>>> Para conferir a programação completa, inscrições, submeter trabalhos e mais informações, acesse o site:  

Fim do conteúdo