Início do conteúdo

Escola da Terra | Escola do Campo


Escola da Terra

Aula Escola da Terra Campus Barreiros (Foto: Tatiely Gomes)

 

 

 

 

 

 

 

A realização de formação continuada a nível de aperfeiçoamento e especialização para professores das redes públicas de ensino que atuam em escolas do campo é a função da Escola da Terra que o IFPE promove desde 2023 na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Sertão do Pajeú.

Esse projeto é uma iniciativa da SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão)/MEC realizado em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

Aula da Escola da Terra no Campus Recife. (Foto: Lúcia Lirbório)

As aulas acontecem nos Campi Igarassu, Recife, Afogados da Ingazeira e Barreiros e também contam com momentos de aprendizagem em todas as escolas e comunidades atendidas, o chamado tempo comunidade.

 

O principal objetivo da Escola da Terra é fortalecer a vida no campo, consequentemente promovendo a agroecologia, os conhecimentos diversos e o combate ao agronegócio.

 

Escola do Campo do IFPE

Uma iniciativa que envolve servidores e alunos do IFPE para atividades de Extensão em diferentes cidades do estado de Pernambuco, notadamente naquelas onde não há campus do IFPE instalado.

A Escola do Campo do IFPE começou sua atuação em 2025, na cidade de Moreno (PE), mais precisamente na comunidade camponesa Padre Thiago e tem o objetivo de ofertar a troca de conhecimentos, de tecnologias e saberes diversos entre as populações das terras, águas e florestas e o IFPE.

 

Aula da Escola da Terra IFPE Igarassu (foto: Denise Araújo)

Escola da Terra Polo Afogados da Ingazeira (Foto: Josiel Silva )

Atuação na Comunidade Padre Tiago em Moreno-PE (Foto: André Gonçalves)

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização em 29/08/2025

Fim do conteúdo